Criminal Minds é uma das ficções mais longevas da televisão. Após 16 temporadas, são muitos os atores e atrizes que entraram, saíram e voltaram para o famoso procedural da CBS. Em suas primeiras temporadas, os fãs já tiveram que dizer adeus a um de seus protagonistas.
Mandy Patikin, que interpretou Jason Gideon em Criminal Minds, abandonou a série após duas temporadas. Foi um balde de água fria. Não só para os fãs, mas também para a equipe da Unidade de Análise Comportamental do FBI. O personagem era um dos líderes do grupo junto com Aaron Hotchner (Thomas Gibson), mas não pôde suportar as consequências de seu trabalho e a gota d'água foi o assassinato de sua parceira. Depois disso, Gideon abandonou o grupo.
Na vida real, Patikin não falou bem de Criminal Minds uma vez fora dela e reconheceu que estava arrependido de ter se juntado à ficção. "O maior erro público que cometi foi escolher fazer Criminal Minds", contou em uma entrevista à New York Magazine. "Pensei que era algo diferente. Nunca pensei que iam matar e estuprar todas essas mulheres toda noite, todo dia, semana após semana, ano após ano. Foi muito destrutivo para minha alma e minha personalidade".
Patikin também criticou as ficções criminais. "Não estou julgando o gosto [das pessoas que assistem a procedurais], mas me preocupa o efeito que tem. O público de todo o mundo usa esses programas como suas histórias para dormir. Isso não é o que você precisa para sonhar", concluiu.

O último episódio em que Patikin apareceu em Criminal Minds foi Em Nome e Sangue (3x02). No entanto, o personagem retornou em O Pardal de Nelson (10x13), embora com um truque.
O episódio começa quando encontram o cadáver de Gideon em sua cabana. Isso afetou muito Spencer Reid (Matthew Gray Gubler), que mantinha uma grande amizade com ele. Por sua vez, David Rossi (Joe Mantegna) lembra quando ele e Gideon eram jovens agentes. Ben Savage é o ator que interpreta Gideon nos flashbacks do episódio.
Alguns anos depois, Patikin se juntou a Homeland, série que descreveu como "o antídoto" de Criminal Minds. Também reconheceu que se comportou "detestavelmente" quando disse adeus a seus colegas de elenco de Criminal Minds e lhes escreveu cartas de desculpas.
Foi Joe Mantegna o ator que substituiu Patikin. O intérprete estreou na série no episódio Sobre o Rosto (3x06) e permaneceu até o final da ficção, que terminou com a 15ª temporada, mas ressuscitou com a sequência Criminal Minds: Evolution. Mantegna retornou como David Rossi nesta última entrega exibida em 2022.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!