Cara & Coroa, escrita por Antônio Calmon e originalmente exibida entre 1995 e 1996, retornou às telinhas pelo canal Viva. Transmitida de segunda a sábado, às 13h, a trama é centrada nas personagens Fernanda e Vitória, interpretadas por Christiane Torloni.
Após uma reviravolta, a vida das duas se entrelaça em um plano arquitetado pelos vilões Mauro (Miguel Falabella) e Heloísa (Maitê Proença), que tentam tirar proveito da semelhança física entre as protagonistas.
Embora o retorno da novela tenha reacendido a nostalgia de muitos fãs, parte do elenco já não está mais entre nós. A seguir, o AdoroCinema te relembra todos os atores que participaram de Cara & Coroa e faleceram, deixando um legado inegável na televisão brasileira.
Marcos Paulo (Heitor)
Divulgação/TV Globo
Marcos Paulo foi um dos grandes nomes da teledramaturgia, destacando-se tanto como ator quanto diretor. Na novela Cara & Coroa, ele deu vida ao personagem Heitor. Infelizmente, Marcos faleceu em 2012, aos 61 anos, devido a uma embolia pulmonar, após enfrentar um longo tratamento contra o câncer de esôfago.
Briga entre atriz e diretor levou personagem a um fim trágico antes da hora: Novela retorna após 29 anos sem reprise!Carlos Zara (Antenor)
Divulgação/TV Globo
Interpretando o poderoso Antenor, o ator Carlos Zara, que também era engenheiro, faleceu em 2002, aos 72 anos. As causas foram falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória, complicações também decorrentes de um câncer no esôfago.
Marilena Ansaldi (Guilhermina)
Divulgação/TV Globo
A atriz e bailarina Marilena Ansaldi fez uma participação especial em Cara & Coroa no papel da amarga Guilhermina. Ela faleceu em 2021, aos 86 anos, por complicações de doenças pulmonares.
Chica Xavier (Dinda)
Divulgação/TV Globo
A saudosa Chica Xavier, intérprete de Dinda, brilhou com seu carisma e talento em várias novelas da TV brasileira. Chica faleceu em 2020, aos 88 anos, após uma luta contra o câncer de pulmão.
Hugo Carvana (Aníbal)
Reprodução/Canal Viva
O ator Hugo Carvana, um dos grandes ícones do cinema e da TV brasileira, deu vida ao personagem Aníbal na novela. Carvana morreu em 2014, aos 77 anos, após lutar contra o câncer de pulmão.
Alma Gêmea: Relembre os atores da novela que já morreram e deixaram um rastro de saudadesNádia Bambirra (Marisol)
Reprodução/Instagram
Nádia Bambirra participou de Cara & Coroa como Marisol. Ela faleceu recentemente, em 2024, aos 59 anos. A artista estava com um câncer em processo de metástase e interpretou Nádia, a mãe do ator Jaffar Bambirra, que atualmente está em Mania de Você.
Oswaldo Louzada (Padre Cardosinho)
Divulgação/TV Globo
Em uma participação especial como Padre Cardosinho, Oswaldo Louzada trouxe sua experiência de décadas no teatro e na TV para Cara & Coroa. Ele faleceu em 2008, aos 95 anos, por falência múltipla dos órgãos.
Ida Gomes (Domitília)
Divulgação/TV Globo
Ida Gomes interpretou a Irmã Domitília e veio à óbito em 2009, aos 85 anos. Ela faleceu por decorrência de uma parada cardíaca, em consequência de uma forte pneumonia.
Ada Chaseliov (Julieta)
Divulgação/TV Globo
Ada Chaseliov interpretou a doce Julieta em Cara & Coroa. Faleceu em 2015, aos 63 anos, em decorrência de complicações durante o tratamento de um linfoma.
Maria Helena Dias (Constanza)
Divulgação/TV Globo
Maria Helena Dias, intérprete de Constanza, deixou saudades em 2023. No ano passado, ela faleceu aos 91 anos, após complicações de infarto e pneumonia.
Francisco Milani (Juan Caruso)
Divulgação/TV Globo
Intérprete de Juan no folhetim, Francisco Milani faleceu em 2005, aos 68 anos. O artista enfrentava um câncer retal e teve o óbito causado por um edema pulmonar agudo.
"Estou parecendo uma esponja": Foi com essas palavras que atriz de novela deu chilique e fez Aguinaldo Silva tomar uma atitudeOswaldo Loureiro (Melk Zebeck)
Divulgação/TV Globo
Oswaldo Loureiro, que sofria de Alzheimer, fez Melk Zebeck e faleceu em 2018, aos 85 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.
Ruth de Souza (Olga)
Divulgação/TV Globo
Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira e a primeira grande referência para artistas negros na televisão, Ruth de Souza viveu a Olga em Cara & Coroa, falecendo em 2019, aos 98 anos por conta de uma pneumonia.
D’Artagnan Júnior (Jarbas)
Divulgação/TV Globo
O Jarbas da novela foi vivido pelo ator D’Artagnan, que morreu em 2019, aos 64 anos, após ter ficado internado por problemas no fígado. Ele, que sofria de Hepatite C e Pancreatite, era casado com a autora de novelas Maria Carmem Barbosa, que veio à óbito no ano passado, aos 76.
Além do Canal Viva, você também pode conferir os capítulos de Cara e Coroa no Globoplay!