Minha conta
    Há um Pokémon quase perdido que nasceu de um dos contos mais sombrios do Japão
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Esta criatura descartada durante o desenvolvimento de Pokémon Gold & Silver representa um protagonista do folclore japonês.

    Como uma franquia cujos lançamentos geralmente apresentam dezenas de criaturas inéditas, não é surpresa saber que Pokémon descartou ideias e designs ao longo de sua história na indústria de videogames.

    Como você pode imaginar, isso significa que os membros da The Pokémon Company armazenaram (e às vezes destruíram) os primeiros esboços de espécimes já conhecidos ou esboços de criaturas que nunca foram oficialmente introduzidas em uma geração de monstros de bolso.

    E, embora tenhamos certeza de que os desenvolvedores e artistas da saga deram vida a Pokémons que merecem fazer parte dos videogames da Nintendo, há casos que devem ser ocultados para o bem de todos. E o Pokémon guaxinim que descobrimos hoje é um exemplo disso.

    Normalmente, é impossível saber dos planos descartados da The Pokémon Company (e da maioria das empresas que compõem o setor de jogos). No entanto, a Nintendo sofreu um grande vazamento em 2020 que revelou tanto os futuros passos da empresa quanto suas estratégias passadas.

    Foi neste incidente que uma grande seleção de monstros de bolso que nunca foram incluídos em Pokémon Gold & Silver foi revelada, incluindo um peculiar guaxinim cujo design vem diretamente de uma história muito obscura do Japão.

    Um guaxinim aparentemente inocente

    Como você pode ver na imagem abaixo, que foi aprimorada pela artista Rachel Briggs para o blog DidYouKnowGaming com base na arte em pixel encontrada no vazamento de 2020, estamos falando de um guaxinim adorável caracterizado por carregar uma mochila cheia de lenha… que está pegando fogo. Na verdade, a imagem original mostra o Pokémon descartado pulando e assustado com as chamas que surgem das ripas de madeira que ele carrega nas costas.

    Rachel Briggs/DidYouKnowGaming

    É engraçadinho, sim, mas o design desse Pokémon quase perdido entre os materiais descartados da Game Freak é baseado nos eventos de uma história bastante conhecida no Japão chamada Kachi-Kachi Yama.

    De acordo com este conto, um homem consegue capturar um tanuki (cão-guaxinim japonês) problemático que vagueia por seus campos e decide amarrá-lo a uma árvore para comê-lo mais tarde. Em seguida, vai para a cidade e instrui sua esposa a ficar de olho no animal, mas o astuto tanuki consegue persuadir a mulher a soltá-lo.

    Aproveitando sua liberdade, a criatura ataca a mulher e a mata para fazer uma sopa com sua carne. Depois, usando suas habilidades de metamorfose, ela imita a silhueta da mulher e mais tarde engana o marido para que ele coma o prato.

    O tanuki achou que tinha se safado dessa vingança horrível, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Anteriormente, o casal havia feito amizade com um coelho que, depois de saber da provação a que essas duas pessoas haviam sido submetidas, vingou-se do tanuki.

    Fingindo ser amigo dele, o coelho torturou o assassino da mulher de várias maneiras: a mais famosa, e a que dá nome à história, tem a ver com o momento em que ele acende uma carga de gravetos que o tanuki carrega nas costas. Ao ouvir o som crepitante do fogo (cuja onomatopeia se escreve kachi-kachi em japonês), o coelho comentou que o barulho vinha da “montanha kachi kachi” (Kachi-Kachi Yama). Logo depois, o fogo se espalhou e queimou gravemente o animal.

    Não é difícil perceber que o guaxinim criado para o Pokémon se baseia diretamente na história de Kachi-Kachi Yama, especialmente considerando que a cena do pavio e do fogo é a mais frequentemente retratada em capas de livros e desenhos.

    Seguindo os eventos da história, a Game Freak criou um monstro de bolso que, carregando uma mochila de lenha, pula em desespero com a dor causada pelo fogo que cresce em suas costas.

    Embora esse conto tenha sido retratado de várias formas ao longo dos anos, incluindo versões animadas para crianças pequenas, a história faz parte dos muitos contos populares do Japão.

    De fato, o Japão promove um teleférico que convida os turistas a subir o Monte Kachi Kachi, de onde podem desfrutar de excelentes vistas e uma variedade de atividades. Portanto, é uma história tão bem conhecida e internalizada no Japão que os criadores de Pokémon Gold & Silver pensaram em dar a ela uma referência no videogame.

    Contudo, a equipe mudou de ideia antes de lançar os títulos e deixou o Pokémon guaxinim em segundo plano por anos. Afinal, muitos jogadores de todo o mundo teriam ficado surpresos ao ver um monstro de bolso fofo cuja existência se deve a uma história bastante sinistra.

    Ainda assim, não seria a primeira vez que a Game Freak criaria um Pokémon a partir de um cenário obscuro: o Pokédex está repleto de registros que dão origem a algumas teorias bastante assustadoras. Mas essa é uma história para outro dia.

    Pokémon
    Pokémon
    Data de lançamento 1997-04-01 | min
    Séries : Pokémon
    Usuários
    4,2
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top