Minha conta
    Muito antes de Bradley Cooper em Maestro, John Cassavetes nos mostrou como reger uma orquestra em um dos melhores episódios de Columbo
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Cooper levou anos para fazer uma sequência como o maestro Leonard Bernstein. O amigo de Peter Falk fez isso de uma forma muito mais descontraída.

    De alguma forma, o cinema atual está repleto de maestros. Nos últimos anos, vários filmes de alto nível apresentaram essas figuras que a maioria sabe identificar quando vê uma sinfonia sendo executada, embora muitos não saibam realmente o que eles fazem para que a sinfonia funcione.

    Desde Cate Blanchett no sensacional Tár, no qual ela nos dá uma descrição meticulosa e filosófica do trabalho (permitindo-nos identificar quando ela se sente frustrada ao fazê-lo), até Bradley Cooper e sua dedicação excessiva para dar vida a Leonard Bernstein no filme Maestro.

    Os dois são exemplos proeminentes, um pelo virtuosismo e o outro pela falta de calibração da intensidade. No entanto, nenhum foi tão natural quanto o ator e cineasta John Cassavetes conseguiu fazê-lo nos anos 1970.

    Um som mortal

    NBC

    Cassavetes, conhecido como o “pai do cinema independente dos Estados Unidos”, deu os primeiros passos com a batuta e as sinfonias em uma de suas obras mais memoráveis: sua aparição na série policial Columbo, de seu grande amigo e colaborador Peter Falk. Aqui, ele atuou como o assassino que o famoso detetive tenta capturar com sua habitual ousadia e astúcia.

    Cassavetes e Falk sempre demonstraram uma química especial, como no filme Mikey and Nicky, de Elaine May. E é exatamente isso que faz de “Estudo em Bemol”, o primeiro episódio da segunda temporada de Columbo, um dos melhores da série.

    O astro do show mostra pela enésima vez seu talento para tornar seu personagem carismático, enquanto seu amigo e convidado especial é esplêndido ao lidar com os dois lados (o maquiavélico e o sofisticado) de um assassino, bem como de um maestro proeminente (talvez ligeiramente inspirado por figuras como Bernstein).

    Columbo
    Columbo
    Data de lançamento 1968-02-20 | min
    Séries : Columbo
    Com Peter Falk, Serge Sauvion, George Wendt
    Usuários
    3,3

    Sua técnica no cargo de regente da filarmônica pode ser questionável, porque Cassavetes nem sequer se preparou muito para o papel. Mas o que não há dúvida é que ele sabe como tornar isso natural e carismático para o público em geral, em momentos tão simples, mas eloquentes, como instruir seus músicos com uma batuta em uma mão e um cigarro na outra.

    Quem precisa de cinco anos de preparação para ser convincente como um maestro angustiado em sua vida particular?

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top