Minha conta
    A criadora de What If… ? responde às críticas por promover a lenda negra no episódio mais polêmico da série da Marvel
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A estreia da nova super-heroína da Marvel foi marcada por algumas controvérsias.

    What if… Kahhori Reshaped the World?, o episódio 6 da 2ª temporada de What If...?, é um dos melhores episódios da antologia de histórias alternativas do Universo Cinematográfico Marvel para o Disney+. Contudo, se tornou motivo de "polêmica" assim que foi lançado.

    O episódio (filmado em moicano e espanhol) é protagonizado por uma personagem recém-criada, a moicano Kahhori, que sofre a ira e a perseguição dos conquistadores espanhóis que devastam sua aldeia em busca da fonte da eterna juventude sob as ordens da rainha Isabella, a Católica. Logicamente, esse fato já suscitou críticas por fomentar a chamada "lenda negra", uma série de mitos sobre a colonização espanhola.

    Talvez o aspecto que mais chame atenção seja o anacronismo com o qual eles começaram. A presença espanhola na área da nação moicana foi, no máximo, residual e um pouco posterior. Essa região, de fato, foi reivindicada por holandeses, ingleses e franceses, de modo que a presença dos espanhóis como vilões do episódio é um tanto conflitante.

    Marvel Studios

    Uma versão alternativa

    Algo que foi levado ao conhecimento da criadora da série, A.C. Bradley, que respondeu justificando o fato com a própria premissa da série: estamos em universos alternativos. Isso é o que ela disse por meio de um tweet:

    "Vocês estão certos! Mas neste universo, os rumores sobre o tesseract e o lago proibido chegaram à Europa, então aqueles que procuravam a Fonte da Juventude começaram a procurar em Nova York e não na Flórida".

    Deve-se dizer que essa não é a primeira vez que conquistadores são postos como vilões pela Marvel e (aparentemente) ofende uma parte dos espectadores europeus. Em Eternos, por exemplo, uma cena foi ambientada durante o cerco de Tecnochtitlan; ou em Pantera Negra: Wakanda Forever, que mudou a origem de Namor para torná-lo vários séculos mais velho e traumatizado pelos colonizadores espanhóis que arrasaram sua aldeia.

    What If… ?
    What If… ?
    Data de lançamento 2021-08-11 | min
    Séries : What If… ?
    Com Jeffrey Wright, Laurence Fishburne, Josh Keaton
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top