Minha conta
    Quem é Mindy Kaling? Conheça a trajetória da criadora de Eu Nunca... e A Vida Sexual das Universitárias
    Debora Tavares
    Debora Tavares
    Jornalista, da periferia, criada a base de novelas mexicanas e apaixonada por cultura popular. Adoro cinema, mas troco a pipoca amanteigada por um biscoito amarelo duvidoso para me acompanhar na sessão.

    Saiba mais sobre a jornada de um dos grandes nomes da comédia: Mindy Kaling!

    Poucas pessoas como Mindy Kaling, filha de indianos, ganham espaço na TV. Talvez você reconheça seu rosto como Kelly Kapoor em The Office, mas foi como roteirista que Mindy mudou o curso do audiovisual em termos de representação indiana. Com suas criações Eu Nunca..., da Netflix, e A Vida Sexual das Universitárias da HBO Max, deixou de ser um nome promissor e virou um grande nome a nível mundial.

    Ficou curioso em saber mais sobre a jornada da autora até este momento? O AdoroCinema conta na matéria, a seguir!

    Quem é Mindy Kaling?

    Mindy Kaling não nasceu em um berço artístico. Filha de dois indianos imigrantes, ela traçou seu caminho até o teatro e roteiro sozinha, até ser descoberta pelo criador de The Office em uma peça.

    Seu papel como roteirista de The Office parece ter sido o suprassumo de Hollywood, mas ela era a única mulher numa equipe de 8 roteiristas. Parece um pouco com a narrativa de Bela, uma das protagonistas de A Vida Sexual das Universitárias, né? Não é por acaso!

    The Mindy Project

    Depois de ser roteirista e atriz em The Office, a artista engatou sua primeira série autoral: The Mindy Project, de 2012 a 2017. Ela não só criou e roteirizou a produção, como foi a própria estrela do projeto. Falando de romance, trabalho, família e dilemas comuns da vida de uma mulher indo-americana, coisa inovadora para a época.

    Toda criação de Mindy tem boas doses dela mesma

    Talvez seja fantasioso pensar que alguém pode escrever uma série e não derramar um pouco de si na obra, mas Mindy faz isso de uma forma bem específica. Não só pela representatividade indo-americana, mas também por suas personagens indianas serem sarcásticas, autênticas e engraçadas como ela.

    Existem, também, alguns paralelos entre episódios das vidas das protagonistas Devi (Eu Nunca) e Bela (A Vida Sexual das Universitárias) e Kaling. Um dos principais temas que movimentam o enredo de Devi é o luto, por ter perdido seu pai, sentimento conhecido por Mindy após a morte de sua mãe em 2012. Já Bela aspira ser comediante, mas é frustrada pelo machismo nada sútil de seus companheiros da universidade.

    Humor leve e personagens que estão na “porta ao lado”

    De forma singular, Mindy escreve roteiros com um humor leve que fazia falta na era do streaming, e constrói personagens que são compreendidos a nível emocional e pessoal pelo público. Um desses personagens é Devi, uma garota indiana com jeito de poucos amigos, mas autêntica e que cresce nos EUA sendo atravessada por alguns conflitos culturais com sua família. Ela é uma adolescente comum e, apesar de ser controversa, é real e sem muitas desculpas.

    Em A Vida Sexual das Universitárias, outra série de comédia aclamada criada por Mindy, a autora construiu um elenco diverso com quatro personagens principais que nada tem a ver uma com a outra, mas que ainda assim, conversam com os mais diferentes espectadores.

    Todo mundo foi convidado, menos eu? (E outras situações), Mindy Kaling

    Amazon

    Em ‘Todo mundo foi convidado, menos eu?’ a autora refere a si mesma como a pessoa mais propensa a puxar uma briga com colegas de trabalho usando a frase: “Posso dizer só mais uma coisa a respeito disso, e prometo calar a boca?”. Autêntica, honesta, e com muitas observações não científicas, ela fala sobre romance, amizade, Hollywood, como se fosse sua vizinha, não importa o continente. Encontre na Amazon por R$ 18,90.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top