Minha conta
    Marvel: Vingadores apareceram antes do MCU, mas completamente diferentes de hoje

    Antes do Universo Cinematográfico Marvel, os heróis dos Vingadores apareceram nas telas de forma bem diferente.

    Homem-Aranha, Capitão América e outros heróis populares dos Vingadores viveram aventuras em filmes e séries décadas atrás, mas elas estavam muito longe do Universo Cinematográfico Marvel como conhecemos atualmente – pois eram produções menores e de baixo orçamento, em contraste total com o sucesso que temos nos dias de hoje com os diversos filmes nos cinemas e séries no streaming.

    Os filmes estrelados pelos Vingadores estão entre os maiores sucessos da história cinematográfica e fizeram do MCU uma das franquias mais populares da atualidade. Mas muito antes de filmes que quebravam recordes, alguns super-heróis da Marvel foram parar nas telas de televisão em adaptações antigas – que podem até parecer irreconhecíveis para o público ou muitas vezes foram esquecidas.

    Capitão América

    O Capitão América foi relançado para a televisão em 1979, com dois filmes estrelados por Reb BrownCapitão América e Capitão América II. Ele tinha o físico do personagem, mas usava uma fantasia ruim, levando em conta que ele teve que colocar um capacete de moto e seu escudo era transparente.

    No primeiro filme, ele só pode ser visto fantasiado nos últimos quinze minutos. E na história, o Capitão não luta contra super-vilões, mas contra pessoas normais – um fenômeno típico nos produtos da Marvel lançados entre os anos 70 e 80. Anteriormente, o Capitão América já havia aparecido em um filme produzido em 1944 e ambientado no meio da Segunda Guerra Mundial, como propaganda contra Hitler. 

    O Incrível Hulk

    Um dos maiores sucessos da Marvel antes do Universo Cinematográfico Marvel foi O Incrível Hulk, uma série que foi ao ar pela primeira vez na RTL na década de 1980, produzida de 1977 a 1982 e teve cinco temporadas. Ela mudou muita coisa dos quadrinhos, até o nome do personagem principal: Bruce Banner se tornou Robert Banner. Bill Bixby interpreta o cientista em fuga e, Lou Ferrigno interpreta o Hulk, que não falava nada, mas fazia muitos ruídos com a boca quando nervoso. Mesmo com orçamento limitado e fugindo do conceito original dos quadrinhos, a série conseguiu fazer bastante sucesso entre o público.

    Dr. Estranho

    Benedict Cumberbatch não foi o primeiro ator a interpretar Stephen Strange. Em 1978, a CBS lançou telefilme de Dr. Estranho, que deveria ter sido o piloto de uma série de TV, mas o projeto não saiu do papel.

    Peter Hooten interpretava o Doutor, que não é um cirurgião, mas um psiquiatra nesta produção visualmente exagerada e que deiaxava de lado o uniforme clássico do personagem nos quadrinhos. De qualquer forma: Dr. Strange tem uma oponente impressionante que pode lançar feitiços como ele, Morgan LeFey.

    Thor

    Em 1988, o Hulk de Lou Ferrigno retornou para a televisão, com três filmes e o primeiro deles chamado A Volta do Incrível Hulk. Desta vez eles queriam tirar mais proveito disso e deixar Bruce Banner conhecer Donald Blake, o alter-ego de Thor nos quadrinhos e interpretado por Eric Allan Kramer. Ele também está aqui, mas não se transforma em Thor, trocando de lugar com ele – bem diferente do que temos no MCU.

    Demolidor

    No segundo filme do Hulk, O Julgamento do Incrível Hulk (1989), Robert Banner é defendido por ninguém menos que Matt Murdock, conhecido como Demolidor. O personagem usa um traje preto que não é muito diferente do usado por Charlie Cox na primeira temporada da série de Demolidor pela Netflix, atualmente parte do catálogo do Disney+. Além dele, também temos uma aparição do vilão Rei do Crime. 

    Viúva Negra

    O terceiro e último filme da série Hulk de 1990 é intitulado A Morte do Incrível Hulk e termina com a morte do personagem principal. Mais dois filmes foram planejados, porém foram cancelados devido à morte de Bill Bixby. Elizabeth Gracen interpreta uma personagem que basicamente deveria ser a Viúva Negra, mas nunca é chamada assim. É interessante que Jasmin, como é chamada, esteja apenas a serviço de seus superiores porque sua irmã está sendo ameaçada. Esses são os elementos básicos do que foi visto mais tarde no filme da Viúva Negra no MCU, estrelado pela estrela Scarlett Johansson.

    Nick Fury

    Samuel L. Jackson ficou marcado como Nick Fury no Universo Cinematográfico Marvel, mas em 1998 o ator David Hasselhoff encarnou o papel no filme de TV Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. O personagem sai da aposentadoria e agora luta contra Hydra, seu líder é Andrea von Strucker – um nome familiar do MCU. Por sinal, o Barão von Strucker e Arnim Zola também estão presentes nesse filme com Hasselhoff, personagens que são importantes nos filmes modernos do Capitão América.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top