Minha conta
    Globo de Ouro 2023 vai voltar a ser exibido na TV; saiba quando acontece a premiação

    Canal NBC planeja exibir a cerimônia do Globo de Ouro no dia 10 de janeiro, em uma terça-feira.

    Após ficar 1 ano sem transmissão por conta das polêmicas envolvendo ausência de diversidade entre os membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e nomes indicados na premiação, envolvimento em esquemas corruptos, racismo e troca de favores em sua organização; o Globo de Ouro terá a edição de 2023 exibida na televisão. A NBC planeja exibir a cerimônia no dia 10 de janeiro (terça-feira).

    Historicamente, a exibição sempre ocorre aos domingos, mas como o primeiro domingo de 2023 será Ano Novo, o 2º irá exibir o último dia da temporada regular da NFL, enquanto o dia 15 de janeiro está marcado para o Critics Choice Awards, a data escolhida se encontra como a ideal.

    O retorno do Globo de Ouro à TV marca uma vitória – embora controversa – para Todd Boehly, magnata do esporte e entretenimento que atua como CEO interino da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) desde outubro de 2021. Com exceção do ano passado, a NBC transmitiu a premiação anualmente desde 1996 e, em 2018, por meio da NBCUniversal, comprometeu-se a pagar a HFPA US$ 60 milhões por ano pelo direito de continuar transmitindo a cerimônia até 2026.

    Mas, após a exposição do jornal LA Times e a reação generalizada da indústria, a NBC declarou em um comunicado na época: “Continuamos acreditando que o HFPA está comprometido com uma reforma significativa. No entanto, mudanças dessa magnitude levam tempo e trabalho e sentimentos fortemente que a organização precisa de tempo para fazê-lo direito”.

    Divulgação

    Com isso, a associação iniciou rapidamente a aprovação das grandes reformas, entre elas, proibir os membros votantes de aceitar presentes, além de remover um limite para adições de novos membros, o que permitiu adicionar 21 novos nomes, seis deles negros. Porém, um quarto dos participantes votaram contra as mudanças, enquanto outros questionaram a sinceridade da organização e, por conta disso, se demitiram. Além disso, nenhum membro titular foi eliminado pela implementação do que foi anunciado como padrões mais rigorosos.

    O HFPA também incomodou com o Globo de Ouro 2022, ocorrido no dia 09 de janeiro, na qual não contou com a presença de nenhum talento. Em março, a Sunshine Sachs, firma de relações públicas de longa data, se desligou da organização. Após 18 meses da exposição das polêmicas da premiação, muitos em Hollywood ainda acham a organização eticamente obscura.

    De fato, muitos ficaram receosos quando veio à tona que a aquisição do HFPA pela Eldridge Industries não apenas resultaria na conversão em uma organização com fins lucrativos, mas também que os membros passariam a receber um salário anual de US$ 75.000, e que um grupo de jornalistas externos que serão convidados a votar no Globo (para aumentar a diversidade do grupo de votação) não receberá nada.

    Apesar da credibilidade ainda estar em cima do muro, a transmissão do Globo de Ouro irá retornar, pois a cerimônia ajuda a impulsionar financeiramente muitos dos seus projetos e as pessoas que anseiam pelo Oscar.

    A associação aproveitou as últimas semanas para formar um comitê consultivo composto por publicitários simpáticos à ideia de uma retomada das relações, ao mesmo tempo que enviou um briefing resumindo o progresso e as intenções da organização para o futuro, na qual declararam que “responderam ao apelo por mudança” e “aumentaram a diversidade, transparência e responsabilidade”. Resta saber quem mais irá trabalhar com esta organização e quais artistas irão comparecer no Globo de Ouro.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Chadwick Boseman: Confira os motivos que fizeram o ator merecer o Globo de Ouro
    • Por que o Globo de Ouro foi cancelado?
    • Emmy 2022: Zendaya vai vencer o prêmio de novo? Atriz quebra recorde na premiação do Oscar da TV
    Comentários
    Back to Top