Minha conta
    Morre Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator; relembre sua carreira em Hollywood

    Sidney Poitier recebeu um Oscar por Uma Voz nas Sombras (1963) e era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood.

    Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em Uma Voz nas Sombras (1963), morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pelo Ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell, gerando comoção e homenagens no mundo do entretenimento. Os detalhes sobre o local e a causa de sua morte ainda não foram informados ao público.

    Além de seu trabalho premiado em Uma Voz nas Sombras, Sidney Poitier era conhecido por filmes como Adivinhe Quem Vem para JantarNo Calor da Noite e Ao Mestre, Com Carinho, todos lançados durante 1967, e possui uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 2002, ele ainda se tornaria o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra e sua contribuição ao cinema. 

    Relembre a carreira do ator Sidney Poitier

    Sidney Poitier cresceu em Cat Island, nas Bahamas, mas nasceu inesperadamente em Miami em 1927, enquanto seus pais visitavam o lugar. Ele se mudou para os Estados Unidos quando tinha 15 anos e entrou para um um grupo de teatro comunitário chamado North American Negro Theatre, onde se graduou.

    Seus primeiros trabalhos no cinema foram em O Ódio é Cego (1950), Os Deserdados (1951) e Arrancada da Morte (1952), mas seu primeiro papel de destaque foi em Sementes de Violência (1955). Depois disso, Poitier passou a atuar ao lado de grandes estrelas de Hollywood, como Tony Curtis, com quem o ator apareceu em Acorrentados (1958) – filme pelo qual a dupla foi indicada ao Oscar, além de ser a primeira indicação de Poitier e um ator negro na premiação. Porém, ele apenas receberia o prêmio seis anos mais tarde, por sua elogiada atuação em Uma Voz nas Sombras (1963), onde interpreta um um faz-tudo que ajuda a construir uma capela para freiras.

    Durante a maior parte de sua carreira de cinco décadas, Sidney Poitier foi uma estrela de cinema em Hollywood e, desde o início, seus trabalhos ficaram marcados pela discussão de questões raciais, como as obras Sementes de Violência, O Sol Tornará a Brilhar (1961), Uma Voz nas Sombras, Quando Só o Coração Vê (1965), Ao Mestre, Com Carinho (1967), Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967), No Calor da Noite (1967) e Noite Sem Fim (1970) – que definiram um novo padrão para representações negra no cinema com personagens fortes – tanto que se tornou um humanitário e ativista pelos direitos civis.

    Uma das curiosidades atraladas ao ator é que seu visual acabou servindo de inspiração para o personagem John Stewart da DC Comics, o nome de um dos Lanterna Verde nos quadrinhos. Em 1982, ele recebeu o Prémio Cecil B. DeMille, concedido para aqueles com "contribuições notáveis ​​para o mundo do entretenimento" e era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood. O AdoroCinema lamenta profundamente a perda de Sidney Poitier, que deixou um legado imensurável para a história do cinema.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top