Minha conta
    Velozes & Furiosos: 5 momentos machistas que deveriam ser apagados da franquia
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Saga de ação de Dom Toretto está dando mais espaço para personagens femininas, mas já teve muitas cenas sexistas que envelheceram muito mal.

    Velozes & Furiosos 9 trouxe, pela primeira vez em nove filmes, uma cena em que Letty (Michelle Rodriguez) e Mia (Jordana Brewster) de fato contracenaram. E, em breve, a franquia vai ganhar um spin-off feminino e um filme focado em Cipher, vilã interpretada por Charlize Theron.

    Rodriguez tem pedido mais representatividade e empoderamento femininos há alguns anos e um melhor desenvolvimento das mulheres da franquia. Na época, foi divulgado que a atriz exigiu que sua personagem fosse reescrita no primeiro filme, tirando partes sexistas. No entanto, a saga de Dom Toretto (Vin Diesel) já foi (e eventualmente ainda é) palco de inúmeras cenas machistas.

    Fãs sensatos sabem que é possível amar uma obra (ou o conjunto dela) e ao mesmo tempo reconhecer erros de execução, de enredo, diálogos e até mesmo ao que se refere à qualidade. Ao longo dos anos, Velozes & Furiosos apresentou situações machistas que não se encaixavam em nenhum contexto importante e nem era necessário ter ido para a versão final dos longa-metragens. Para refrescar a memória, o AdoroCinema preparou uma lista com cenas sexistas que envelheceram muito mal.

    Gisele (Gal Gadot) tem corpo comparado com carro

    Velozes & Furiosos 4 apresentou a personagem de Gal Gadot, Gisele, bem antes da atriz ser a Mulher-Maravilha. Na segunda cena em que tem falas, Gisele tem seu corpo comparado a um carro, em um diálogo com Dom Toretto. "Você é daqueles que prefere carros a mulheres?", pergunta ela ao personagem de Diesel, ao que a resposta é: "Sou um daqueles garotos que aprecia corpos bonitos independente do que são feitos", enquanto ele a olha de cima abaixo. Desnecessário, não é? Afinal, pouco depois é provado que ela é uma piloto habilidosa e uma mulher forte.

    Além disso, em Velozes & Furiosos 6, Gisele se sacrifica para salvar o namorado, Han (Sung Kang) — que recentemente fez seu retorno no nono filme.

    Ramsey (Nathalie Emmanuel) é objetificada

    Outra personagem que é hipersexualizada quando aparece é Ramsey, interpretada por Nathalie Emmanuel. Apresentada em Velozes & Furiosos 7, a heroína tem a tradicional "cena de caminhada em câmera lenta tradicional de biquíni saindo da água tipo Bondgirl". Algo que já não era necessário para firmar a personagem dela, sempre vista por seu intelecto. Para completar a cena machista, Roman (Tyrese Gibson e Tej (Ludacris) começam a declarar seus direitos sobre ela, como se fosse um objeto, e disputá-la no "Pedra, Papel e Tesoura", enquanto um coadjuvante aparece dizendo que "já tinha posse dela há mais tempo". Letty até aparece questionando, como se o próprio filme quisesse fazer uma crítica, mas só piora a situação, pois todos em cena — Michelle Rodriguez e os homens — fazem graça da situação.

    Monica Fuentes (Eva Mendes) é latina estereotipada

    Eva Mendes apareceu em + Velozes + Furiosos como Monica Fuentes, uma policial infiltrada em um com o traficante Carter Verone (Cole Hauser) que ajuda Brian e Roman Pearce (Tyrese Gibson) a se inserir no empreendimento criminoso sem que eles soubessem que ela era policial. Só que sua personagem é tratada como uma latina estereotipada: com um corpo curvilíneo, vestindo roupas justas e reveladoras, e na posição de "troféu" de personagens masculinos. Ainda que esta fosse a "justificativa" para que ela pudesse trabalhar disfarçada, não é necessariamente relevante para a história. Sem contar que ela desenvolve sentimentos por O'Conner e esta é a razão para ela estragar seu disfarce -- e sua operação (no caso, seu emprego) -- para salvar Brian e Roman.

    Neela (Nathalie Kelley) é reduzida a interesse amoroso

    Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio pode até ter sido um filme independente do restante da franquia (apesar de ter a participação de Han), mas também trouxe sequências machistas. Neela, vivida por Nathalie Kelley, não foi apresentada como uma motorista ou teve qualquer coisa a ver com carros, e foi tratada somente como um interesse amoroso. Literalmente, o protagonista Sean Boswell (Lucas Black) e de seu rival D.K. (Brian Tee) estavam lutando por ela em seus drifts.

    Suki (Devon Aoki) aguentou piada machista

    A modelo e atriz Devon Aoki apareceu em + Velozes + Furiosos como Suki, uma piloto de corridas de rua que chama a atenção com seu carro rosa shock. Mas isso não é tudo. O filme faz questão de colocá-la com uma blusa curta e calça cortada nas coxas, e focar nisso. Sem contar que, quando está se preparando para a corrida, Tej resolve paquerá-la, mas acaba falando uma "cantada" super machista, perguntando quando ela vai "brincar com seu pacote". Em inglês, ele usa a expressão "pop my clutch", que tanto significa fazer chupeta no carro quanto um ato sexual. Precisava disso? Sem contar que Ludacris continuou aparecendo nos outros filmes, por que Suki não retornou?

    O que o futuro reserva para as personagens femininas da saga no próximo filme da franquia, Velozes & Furiosos 10? O longa-metragem chega aos cinemas brasileiros em 19 de maio deste ano.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top