Minha conta
    Documentário Narciso em Férias, de Caetano Veloso, ganha trailer oficial

    O filme será exibido pela primeira vez no Festival de Veneza.

    O trailer do novo documentário Narciso em Férias, do cantor brasileiro Caetano Veloso, foi divulgado hoje (31). Mais de 50 anos após a ditadura militar no Brasil, o longa narra em detalhes o encarceramento do artista e estreará em 7 de setembro no Festival de Veneza.

    Dirigido por Renato TerraRicardo Calil (Uma Noite em 67), o documentário é coproduzido pela Uns Produções com a VideoFilmes, de Wilson Salles, além da participação da empresária e esposa de Caetano Veloso, Paula Lavigne

    O filme retrata histórias sobre o ano de 1968, durante a ditadura militar do Brasil, em que o cantor e compositor Caetano Veloso foi preso sob acusações forjadas. No ano anterior à prisão de Veloso, ele havia sido um dos fundadores do movimento artístico revolucionário Tropicália, vanguarda que utilizava a arte como ferramenta de crítica à situação política na época. Veloso foi levado de sua casa em São Paulo para o Rio de Janeiro, onde foi colocado em confinamento solitário por uma semana e mantido atrás das grades por 54 dias.

    Em entrevista à Variety, Caetano Veloso explicou os motivos que o levaram a trazer à tona a prisão ocorrida em 1968: “O Brasil tem um governo que diz que a ditadura militar foi uma coisa boa. E eles estão tentando lançar uma luz positiva. Portanto, é hora de falar sobre esse período da maneira que faço no filme agora”.

    Antes do lançamento do documentário, Veloso já tinha escrito o livro “Tropical Truth”, onde conta a história do encarceramento e, por essa razão, o cantor e compositor diz que tem uma memória clara sobre os acontecimentos que se sucederam após a prisão. Caetano Veloso ainda afirma que, apesar da possibilidade de ser reprimido de alguma forma por trazer de volta sua história sobre a ditadura, ele não teme consequências. “Agora temos um governo que foi eleito e formalmente estamos sob uma democracia. Portanto, reações como punir ou censurar são mais difíceis de realizar”, explica o artista.

    A Globoplay adquiriu direitos de transmissão do documentário no Brasil, mas ainda não há previsão de lançamento. Confira o trailer de Narciso em Férias:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top