Minha conta
    I Know This Much Is True: Minissérie dramática da HBO traz Mark Ruffalo em atuação dupla (Primeiras impressões)

    Com seis episódios, trama é centrada nas vidas de irmãos gêmeos.

    I Know This Much Is True, nova minissérie original HBO, estreou neste último domingo (10) e já está colecionando comentários positivos com relação à atuação de Mark Ruffalo no papel principal. Ou melhor, nos papéis principais. O intérprete de Bruce Banner no Universo Marvel mergulhou em um projeto ambicioso: o de atuar duplamente como os personagens Dominick e Thomas Birdsey.

    Baseada no livro homônimo de Wally Lamb, o cineasta Derek Cianfrance (Namorados Para Sempre) escreve e dirige a minissérie - o que marca sua primeira vez trabalhando para a televisão. Seu estilo enquanto diretor está praticamente imutável e, logo de início, fica muito clara a predileção de Cianfrance por esta história apoiada em sofrimentos e complexidades de personagens que carecem de uma forma 100% definida.

    A narrativa centra-se nos irmãos Birdsey, gêmeos que nasceram com seis minutos de diferença e ganharam a atenção da mídia por um fator curioso: como o parto foi realizado no reveillón de dezembro de 1949, um deles nasceu neste ano, enquanto o outro veio ao mundo nos primeiros minutos de 1950.

    Ou seja: apesar de serem gêmeos, Dominick e Thomas sempre estiveram separados por inúmeras questões. Sem limitar-se pelas datas de nascimento com anos distintos, os personagens também possuem personalidades completamente diferentes. Enquanto Thomas sofre de esquizofrenia paranóica, Dominick é um homem divorciado que tenta a todo custo amenizar a doença do irmão enquanto, porém sem muito sucesso. Além disso, ele busca descobrir quem foi seu pai - mistério este que a mãe (Melissa Leo) sempre guardou para si.

    O piloto da minissérie, que terá seis episódios dirigidos por Cianfrance, apresenta tanto os irmãos quanto duas linhas do tempo que se cruzam a fim de destacar qual será a complexidade da história. São irmãos distanciados pelas diferenças emocionais e psicológicas, ao mesmo tempo que unidos pela amargura de uma vida inteira. Entre flashbacks e a troca das linhas temporais, está o principal acontecimento do episódio (e talvez a cena de abertura de uma produção mais impressionante dos últimos tempos): o surto de Thomas numa biblioteca, quando corta sua própria mão em uma espécie de ato religioso enquanto cita trechos bíblicos.

    Na outra linha do tempo, que ocorre três anos antes, Dominick ganha de sua mãe uma carta escrita pelo avô materno. Como ela está escrita em italiano, o protagonista busca a ajuda de uma tradutora chamada Nedra (Juliette Lewis) e, ao que uma tradução inicial aponta de forma breve, há indícios de que a relação entre a mãe dos gêmeos com o pai não era nada saudável. A urgência de descobrir o mistério envolvendo quem é o pai de Thomas e Dominick é acentuado pela doença grave de Ma (Leo).

    A lacuna nos três anos que separam estes dois acontecimentos marcantes na vida de Dominick é a grande incógnita pela qual I Know This Much Is True se apoiará ao longo do desenvolvimento narrativo. E o que poderia ser apenas um artifício meramente clichê conta com uma carta coringa chamada Mark Ruffalo, que já demonstra um impressionante contraste como Dominick e Thomas. As diferenças não se limitam apenas às personalidades, pois Ruffalo se dedicou a ganhar peso para que a comparação visual entre os gêmeos seja ainda mais gritante.

    Pela pouca quantidade de episódios, I Know This Much Is True já aponta logo no início qual o caminho que a minissérie irá trilhar semana após semana. Aliado à direção de Cianfrance, que preza por planos próximos dos rostos de seus atores a fim de realçar emoções e a severidade das situações enfrentadas, o foco da produção parece seguir simplesmente o ritmo destas duas vidas ligadas por acontecimentos trágicos. Uma carta escrita no passado que poderá clarear o presente e futuro dos irmãos Birdsey contém a dose necessária de contradição, que destaca o abismo de comunicação que se encontra nesta família.

    I Know This Much Is True será exibida todos os domingos, às 22h, na HBO Brasil.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top