Minha conta
    The Last Kingdom: O que inspirou a série na vida real?

    O que é verdade e o que é mentira no enredo da série?

    Ela está de volta! Após dois anos de hiato, que mais pareceram uma eterinidade para os fãs, a série The Last Kingdom retornou recentemente para a Netflix com sua quarta temporada recheada de reviravoltas e algumas mortes especialmente impactantes, deixando ainda um gancho para o ano seguinte e as especulações sobre o que irá acontecer em seguida.

    No entanto, enquanto as pessoas voltaram a falar a respeito da série, especialmente nesta quarentena, muito se pesquistou também sobre os fatos históricos que inspiraram a criação da obra, que na verdade vem do livro "As Crônicas Saxônicas", de Bernard Cornwell. Aproveitando o gancho, o AdoroCinema decidiu esclarecer: quanto de realidade há no seriado?

    OS FATOS

    Apesar de ser comumente comparada com Vikings, por exemplo, The Last Kingdom trata o assunto de uma maneira diferente, visto que seu time de historiadores por trás da produção não opta por colocar os vikings como uma identidade ou mesmo etnia, como algumas pessoas acreditam, e sim como atividade. Apesar de contar com eventos históricos reais e até mesmo figuras verídicas, a série deixa clara sua intenção de fazer uma certa "mistura".

    Pontuar a ocorrência da realidade em sua trama de maneira exata seria um trabalho difícil até mesmo para um historiador, mas podemos tomar como base o ano no qual a primeira temporada começa: 872, quando muitos dos Reinados que hoje fazem parte da Inglaterra caíram nas mãos dos Vikings. Neste ponto, como sabemos, o reinado de Wessex ficou sob o comando de Alfredo, o Grande. E caso você não queria ter maiores spoilers sobre sua figura, cuidado com o trecho a seguir!

    Na vida real, Alfredo também existiu e não apenas foi o Rei de Wessex de 871 a 899 como lutou ao lado de seu reino em diversas ocasiões, vindo a falecer apenas em 26 de outubro de 899, sendo um dos poucos ícones a receber o título de "O Grande", como o famoso Alexandre, por exemplo. Mesmo com tantas batalhas sangrentas, ele nunca se deixou cair por seus oponentes e faleceu ao que se especula ter sido causa da Doença de Chron, existente até hoje e um tanto rara nos dias atuais.

    QUEM FOI UHTRED DE BEBBANGURG

    Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, a série busca misturar figuras reais que fazem parte da História com eventos e personagens fictícios. Mas e quanto ao nosso protagonista? Embora a figura de Alfredo seja largamente debatida e documentada por diversos historiadores, com Uhtred é um pouco diferente.

    Uhtred de Bebbanburg realmente existiu, mas sua figura é completamente enigmática, talvez justamente isso tenha inspirado os autores da série a fazer um personagem inteiro dedicado a ele, já que assim seria mais fácil escolher suas atitudes, inclinações, etc. Sobre o grande guerreiro, a sua existência já foi mais do que confirmada, mas seu cárater permanece difícil de destrinchar, assim como seu lado nesta grande guerra.

    O máximo que podemos levantar com afinco histórico é o seu querido lar. O Castelo de Bamburgo (Bamburgh Castle) é localizado até hoje na costa da Nortúmbria, na aldeia de Bamburgo. O local foi capturada em 547 pelo governante anglo-saxão e desde então mudou de dominante várias vezes, sendo finalmente derrotado pelos vikings de vez em 993 e posteriormente em 1464, durante a Guerra das Rosas, mudou de donos pela última vez.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top