Minha conta
    Disney+: Dumbo, Aristogatas e outros desenhos recebem aviso de "representação cultural ultrapassada"

    Mensagem aparece na tela principal dos títulos.

    Divulgação

    O Disney+ está apresentando um aviso de que parte do conteúdo mais antigo da plataforma de streaming, incluindo animações clássicas da Disney, têm "representações culturais ultrapassadas".

    Filmes como Dumbo, Aristogatas, A Dama e o Vagabundo, e Mogli, alguns dos quais foram feitos há quase 80 anos, oferecem um aviso dizendo: "Este programa é apresentado como originalmente criado. Pode conter representações culturais ultrapassadas.”

    A razão do aviso são alguns estereótipos raciais que a Disney empregou em certos personagens e cenas de seus filmes antigos. Dumbo foi criticado no passado por representar um grupo de corvos que usavam estereótipos afro-americanos da época. Aristogatas, A Dama e o Vagabundo, e Mogli também receberam críticas por representações racistas de negros e asiáticos.

    A Warner Bros tomou um atitude similar com seus antigos desenhos, como Tom e Jerry. Esses programas receberam um aviso antes de sua exibição na Amazon Prime, que diz o seguinte: "Os desenhos que você está prestes a ver são produtos de seu tempo. Eles podem representar alguns dos preconceitos étnicos e raciais que eram comuns na sociedade americana. Essas representações estavam erradas na época e estão erradas hoje. Embora esses desenhos não representem a sociedade de hoje, eles estão sendo apresentados como foram criados originalmente, porque fazer o contrário seria o mesmo que alegar que esses preconceitos nunca existiram."

    O serviço de streaming da Disney deve chegar ao Brasil apenas no segundo semestre de 2020.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top