Minha conta
    Festival de Gramado 2019: Carla Camurati dedica homenagem às mulheres do cinema brasileiro

    A atriz e diretora recebeu o troféu Eduardo Abelin neste sábado.

    Edison Vara / Agência Pressphoto

    No início de 1995, algo raro aconteceu: a estreia de um filme brasileiro no circuito comercial. Com a produção nacional paralisada desde a extinção da Embrafilme pelo na época presidente Fernando Collor, a chegada de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil representava mais que um novo filme buscando espaço junto ao público, mas também um suspiro de sobrevivência. Visto por mais de 1,3 milhão de espectadores, tornou-se o marco zero da Retomada do Cinema Brasileiro.

    Vinte e quatro anos depois, sua diretora Carla Camurati veio a Gramado para ser homenageada por seus feitos junto ao cinema nacional, não só detrás das câmeras mas também como atriz. Após receber o troféu Eduardo Abelin em pleno Palácio dos Festivais, Carla dedicou a premiação a todas as mulheres que fizeram e fazem o cinema brasileiro acontecer.

    "Segurar o coração, que está galopando desde o tapete vermelho. Queria dizer que estou muito honrada em estar aqui no festival, recebendo esta homenagem, por tudo. O Festival de Gramado é muito importante na minha vida, foi aqui a primeira vez em que participei de um festival, no meu primeiro filme, e ainda ganhei uma menção honrosa! Nunca imaginei que ia passar por tanta emoção! E tem algo lindo no Festival de Gramado, porque ele acompanhou o crescimento do cinema brasileiro. São 47 anos, de arte e emoção, aqui nesta tela.

    Queria dedicar este prêmio a todas as mulheres que fizeram e fazem o cinema brasileiro, e ao meu filho Antônio, que é meu companheiro de set desde um ano de idade. Tenho muito orgulho do cinema brasileiro, é um cinema vigoroso e pronto para este século de imagens que vem aí."

    Cleiton Thiele / Agência Pressphoto

    Além de Carlota Joaquina, Carla Camurati dirigiu mais três longa-metragens: La Serva PadronaCopacabana e Irma Vap - O Retorno. Seu trabalho mais recente no cinema foi como produtora executiva de Getúlio, lançado em 2014.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top