Minha conta
    Cine PE 2019: Documentário sobre Frei Damião, figura histórica do Nordeste, é exibido na noite de abertura

    Dirigido por Deby Brennand, filme será distribuído pela Elo Company.

    Ontem (29), no tradicional Cinema São Luiz, no Recife, aconteceu a cerimônia de abertura do 23º Cine PE - Festival do Audiovisual. O evento contou com uma bela homenagem à Graça Araújo, jornalista e apresentadora de todas as edições do evento falecida em 2018, e com a exibição de dois filmes hors concours (fora de competição: o curta-metragem Parto Sim!, de Katia Mesel, e o documentário Frei Damião - O Santo do Nordeste, dirigido pela pernambucana Deby Brennand.

    Com o cinema completamente cheio de espectadores, o documentário mescla registros do século XX (seja na Itália como no Brasil) e cenas ficcionais a fim de dar vislumbres da atuação do frei para com a população religiosa de Pernambuco e outras regiões do Nordeste. A obra contra com diversos depoimentos de devotos e padres, que facilitam a noção do quão dedicado Damião era para com seu trabalho e sua missão.

    Ao fim da exibição, o filme foi bastante aplaudido pelo público recifense, que incluía devotos, freiras e padres, que de uma forma ou de outra conhecem a importância de tal figura religiosa – seja pelas histórias de familiares que atestam a aura milagrosa de Damião ou simplesmente pela presença incansável do homem, que viveu por 66 no Brasil.

    Na manhã desta terça-feira (30), durante coletiva para imprensa e público, a diretora comentou que o documentário a fez repensar certas crenças pessoais. "O filme resgatou em mim uma fé que eu não sei explicar. Para mim, ficou claro que a santidade de Damião vem do que ele abdicou em vida", disse.

    "Traçando a montagem do filme, não tínhamos como fazer um filme totalmente descrente. Estávamos céticos, mas o que estava acontecendo era exatamente aquilo que foi transportado para a tela", disse o montador Rodrigo Guilherme sobre o clima nas filmagens e a facilidade de conexão da equipe para com a história do capuchinho.

    Frei Damião - O Santo do Nordeste será distribuído pela Elo Company.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top