Minha conta
    NASA nomeia rua em homenagem às matemáticas de Estrelas Além do Tempo

    As estrelas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson agora vão brilhar em frente à NASA.

    As mulheres negras que trabalharam como "computadores humanos" da NASA, possibilitando a ida ao espaço durante a década de 1960, foram desconhecidas por anos. Agora a rua do prédio principal da agência espacial em Washington, nos EUA, tem nome em sua homenagem.

    Em uma cerimônia realizada na quarta-feira (12/06), foi revelada a placa com os dizeres "Hidden Figures Way", em referência ao título original de Estrelas Além do Tempo, longa em que as matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram vividas por Taraji P. HensonOctavia Spencer e Janelle Monáe, respectivamente. Membros das famílias das três mulheres, assim como Margot Lee Shetterly, autora do livro de mesmo nome em que o filme é baseado, estavam presentes para assistir a esse momento histórico.

    O longa indicado ao Oscar apresenta a pouco conhecida história dos computadores humanos da NASA, matemáticos que faziam cálculos complexos à mão antes de computadores serem popularizados e considerados confiáveis. Muitos deles eram negros e mulheres, como é o caso das três protagonistas de Estrelas Além do Tempo. Apesar de sua contribuição instrumental para as missões espaciais que eventualmente levaram o homem à lua, elas sofreram intensamente com a discriminação racial e de gênero no local de trabalho.

    "Nomear essa rua Hidden Figures Way serve para nos lembrar, e a todos que vierem aqui, do modelo estabelecido por essas mulheres, com seu comprometimento com a ciência e sua personificação dos valores da igualdade, da justiça e da humanidade", Shetterly declarou. "Mas deixe que seja também uma lembrança de abrir os nossos olhos para a contribuição das pessoas a nossa volta, para que seus nomes sejam os que lembramos no fim da história."

    Em fevereiro desse ano a NASA ainda renomeou sua Instalação Independente de Verificação e Validação em homenagem a Katherine Johnson. A única das três protagonistas de Estrelas Além do Tempo ainda viva, ela tem 100 anos de idade e leva uma vida pacífica no estado da Virgínia.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top