Minha conta
    Dragon Ball Z faz 30 anos: Como a saga de Goku se tornou o maior anime de todos os tempos?

    O AdoroCinema tem a resposta: conheça a história completa da série em nosso dossiê em vídeo especial.

    Divulgação / FUNimation

    Ninguém questiona que Dragon Ball é uma das franquias da cultura pop mais populares da atualidade. Ao longo de mais de três décadas, a marca tornou-se um fenômeno multimídia impressionante cujo sucesso atravessou fronteiras, gerou tendências e contrariou expectativas. Pense nas marcas de entretenimento mais relevantes surgidas no Japão: Pokémon, Hello Kitty, Super Mario... Dragon Ball certamente também seria lembrado nessa lista.

    A saga do guerreiro Son Goku, nascida nas páginas de um mangá semanal criado pelo artista Akira Toriyama, percorreu uma longa trajetória por diversas plataformas desde 1984. Após o início promissor na revista Shonen Jump, a história do herói foi transformada em anime, quando enfim começou a ser apreciada também fora do Japão. Em seguida vieram os longas-metragens, os videogames, os brinquedos e muito mais. Em poucos anos, o mundo passou a se curvar aos sayajins -- o Brasil principalmente.  

    Por que Dragon Ball, especialmente a sua versão animada, Dragon Ball Z (cujo primeiro episódio foi transmitido há exatos 30 anos, em 26 de abril de 1989), conseguiu alcançar tamanho sucesso global e, mais importante, como se manteve no topo por tanto tempo? O que a criação de Toriyama tem que outras marcas semelhantes não têm?

    São essas as questões que o vídeo-dossiê abaixo se propõe a responder. Uma produção exclusiva do AdoroCinema narrada pelo colunista Pablo MIyazawa, o nosso primeiro "AdoroCinema Docs" investiga a fundo esse fenômeno de proporções globais, relembrando o inigualável caminho de sucesso da saga dos primeiros esboços de Toriyama à conquista avassaladora do Ocidente.

    Assista abaixo e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top