Minha conta
    Pastor Cláudio: Documentário sobre a ditadura ganha trailer

    O longa vencedor do Festival de Vitória estreia em março.

    Dirigido por Beth Formaggini (Xingu Cariri Caruaru Carioca), o documentário Pastor Cláudio acaba de ganhar um novo trailer. O filme foi o grande vencedor da competição de longas nacionais do Festival de Vitória e também foi selecionado para premiações importantes como o Festival de Havana de 2017 e o Festival Internacional de Cinema Documental de 2018.

    Centralizada no encontro entre o bispo evangélico Cláudio Guerra - um ex agente policial responsável pelo assassinato e ocultamento de corpos de opositores à Ditadura Militar no Brasil - e Eduardo Passos - um psicólogo e ativista dos Direitos Humanos -, a obra tem como objetivo debater as fundações da violência do Estado no país. Durante conversas que soam estranhamente francas, Cláudio restitui com exatidão as engrenagens policiais de silenciamento que aterrorizaram centenas de brasileiros.

    Diante de um telão que projeta imagens e vídeos de vítimas do regime militar, o agora líder religioso revela minuciosamente como funcionava a execução dos opositores, por vezes reconhecendo o semblante de uma ou outra vítima que ele assasinou a tiros ou incinerou em uma usina de cana em Campos, no norte fluminense. No trailer, o ex-delegado chega a afirmar que o que o motivava a realizar tais crimes era também a relação com o poder que sua função como agente policial nutria.

    O documentário surgiu de uma inquietação de Beth Formaggini em relação à figura contraditória de Cláudio Guerra. Os depoimentos do pastor, reunidos no livro "Memórias de Uma Guerra Suja" (ed. Topbooks), de autoria de Rogério Medeiros e Marcelo Netto e lançado em 2012, motivaram a diretora a partir rumo à cidade de Vitória no ano de 2015, com a intenção de entrevistar ela mesma o personagem.

    Pastor Cláudio estreia dia 14 de março nos cinemas. Confira aqui a crítica do AdoroCinema e o cartaz abaixo:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top