Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Capitã Marvel: Coisas dos anos 90 que gostaríamos de ver no filme
    Por Vitória Pratini — 23 de set. de 2018 às 10:15
    facebook Tweet

    A nova loira da Marvel, é linda, deixa ela entrar...!

    Luz na passarela que lá vem ela! Capitã Marvel, próximo filme do Universo Cinematográfico Marvel, vai ser ambientado na década de 1990. O trailer do longa-metragem apresentou uma locadora de vídeos, praticamente extinta nos dias de hoje, mas que eram o auge naqueles anos.

    O AdoroCinema resolveu fazer um exercício de nostalgia e separar algumas coisas dos anos 90 que gostaríamos de ver em Capitã Marvel. Afinal, Carol Danvers (Brie Larson) vai cair (literalmente!) de cabeça nessa década, então nada mais justo que ela passe a conhecer um pouco de como foi esse período.

    5. Estilo
    Marvel

    Só vamos acreditar que Capitã Marvel se passa mesmo nos anos 90 se virmos algum personagem — talvez a própria Carol Danvers — usando uma gargantilha, saia xadrez, meia listrada, a famosa pulseira que bate-enrola e, claro, o penteado da Rachel. Ou, quem sabe, uma camisa xadrex e uma calça bag no estilo grunge!

    4. Música
    Marvel

    Outro elemento importantíssimo é a trilha sonora. A Marvel já tem costume de usar músicas populares em seus filmes, pelo o que pudemos ver em Guardiões da Galáxia e Thor: Ragnarok. Por isso, esperemos que, com Capitã Marvel, não seja diferente. Enquanto os anos 90 foram marcados por girl bands como Spice Girls e boy bands como New Kids on the Block, Backstreet Boys e N'Sync; clássicos de Vanilla Ice e as tardes ouvindo Alanis Morissette; também teve muita influência do rock alternativo, entre eles, Nirvana e Pearl Jam, por exemplo.

    No trailer do filme, vemos Carol Danvers usando uma camiseta da banda Nine Inch Nails — anteriormente, vimos Tony Stark (Robert Downey Jr.) com uma blusa de Black Sabbath em Os Vingadores e Bruce Banner (Mark Ruffalo) caracterizado de Duran Duran em Thor: Ragnarok. Então, é bem possível que o longa retrate o grunge.

    3. Brinquedos

    Claro que anos 90 não é anos 90 se não tiver alguma cena de uma criança ou adolescente comprando Kinder Ovo a um real; usando um bambolê (quiçá ao som do clássico brasileiro "Vem na pegada do bambo, do bambo, bambo, do bambo do bambolê"), brincando de pogobol, de mola maluca, de geleca (percebam, não era Amoeba!) e colecionando geloco. Mas o que não pode faltar de jeito nenhum é o Tamagotchi. Já imaginou Carol Danvers recebendo a missão de cuidar do bichinho nas horas vagas?!

    2. Eletrônicos
    Marvel

    Já vimos pelo trailer de Capitã Marvel que o já famoso pager de Nick Fury (Samuel L. Jackson) vai dar as caras no filme. Mas esperamos que esse não seja o único eletrônico que vai marcar presença na produção. Em um debate rápido na redação, anotamos que não pode faltar: fita casseta (especialmente aqueles VHS verdes das animações da Disney); o videogame Super Nitendo; os jogos Tetris e da cobrinha; discman; disquete 3 1/4; os famosos bate-papos no ICQ e no mIRC; e, claro, o clássico barulinho do modem!

    1. Televisão

    Como todo filme do UCM, é bem provável que o longa estrelado por Brie Larson tenha referências à cultura pop. E o que podemos elencar de mais marcante da década de 90? Veja bem, Leonardo DiCaprio já era um ícone sexual, especialmente após estrelar Romeu + Julieta e Titanic, e muitas adolescentes colecionavam cartazes e revistas com o rostinho (e corpinho) do ator. Considerando que Larson ganhou seu primeiro Oscar no mesmo ano em que Leo conquistou o seu, nada mais justo que seja feita uma homenagem.

    Além disso, nas telinhas, os jovens assistiam a Friends, Buffy, a Caça-Vampiros, filmes estrelados por Jim Carrey — que despontou em Hollywood após estrelar O Máskara e Ace Ventura - Um Detetive Diferente. Já para o público infantil, a boa era passar as manhãs (ou as tardes) vendo episódios de Power RangersAs Tartarugas Ninja e Dragon Ball, além de inúmeras animações da Disney. Foi nessa década que chegaram aos cinemas O Rei LeãoAladdin e Hércules. Já pensou aparecer, casualmente, uma telinha exibindo algum desses programas? Ou o cartaz de um desses filmes no fundo do cenário?

    Bônus: Homenagens brasileiras

    Aqui fica a dica para o que a Disney/Marvel poderiam adaptar para a versão brasileira, ou mesmo para a divulgação aqui nas terrinhas tupiniquins. Adoraríamos ver qualquer referência ao saudoso astro Ayrton Senna. Assim como uma referência ao iniciozinho de Malhação (quando a novela juvenil ainda se passava em uma academia!). E, na trilha sonora, Sandy & Junior, É o Tchan!, Mamonas Assassinas e, claro, a rainha dos baixinhos Xuxa! Até que "Lua de Cristal" não cairia mal para uma heroína que veio do espaço, não é mesmo? #vemteasertematico

    Capitã Marvel chegará aos cinemas no dia 7 de março de 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Jonathan K
      e o mais importante não poderá esquecer de representar o poder feminino, sua representatividade e honrar todas as mulheres.
    • Vidamell Vida R.
      queremos o Brasil!!!!
    Mostrar comentários
    Back to Top