Minha conta
    Netflix é criticada por fazer piada com surdez em Sierra Burgess é uma Loser

    Longa não conseguiu repetir o sucesso de Para Todos os Garotos que já Amei e gerou controvérsia.

    Lançado logo após Para Todos os Garotos que Já Amei e A Barraca do BeijoSierra Burgess é uma Loser enfrentou a difícil missão de repetir os êxitos das outras comédias românticas juvenis da Netflix. Entretanto, o filme, estrelado por Shannon Purser, a eterna Barb de Stranger Things, não só falhou com o público e a crítica, como também gerou controvérsia: a gigante do streaming está sendo criticada por uma das piadas do longa, envolvendo surdez e linguagem de sinais.

    "Então, o irmão de um dos meus amigos mais próximos está em Sierra Burgess. Quando descobri isso, fiquei muito feliz. Finalmente mais representatividade para atores surdos e a inclusão da linguagem de sinais nos filmes... Mas aí descobri que o personagem surdo foi escrito para uma terrível piada. PS: fingir ser surdo não é certo", disparou Nyle DiMarco, modelo e ativista portador de deficiência auditiva.

    A sequência em questão é protagonizada por Purser e Noah Centineo, que interpreta o interesse amoroso da protagonista, Jamey. Para se passar por outra garota, Sierra finge ser surda, temendo ser reconhecida pela voz. No entanto, no momento em que ela começa a inventar sinais para se comunicar, Jamey percebe a armação: ele é fluente na linguagem de sinais porque seu irmão mais novo (Cochise Zornoza, o jovem ator citado por DiMarco) é surdo.

    E as críticas do modelo à comédia romântica da Netflix não pararam por aí. Em seu Twitter, DiMarco também reclamou de piadas homofóbicas e transfóbicas presentes no roteiro de Lindsey Beer (Godzilla vs Kong): "É extremamente fácil fazer piadas sobre grupos marginalizados e desprotegidos... mas isso te faz ser um roteirista preguiçoso". A roteirista e a gigante do streaming não se pronunciaram sobre a problemática.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top