Minha conta
    Trilha sonora de Shrek reacende discórdia entre as bandas Smash Mouth e Smashing Pumpkins

    "Hey now, you're an all-star..."

    Shrek levou a animação computadorizada a um novo status graças a um competente trabalho da Dreamworks no desenvolvimento de uma história sobre um personagem carismático, com um tipo de humor mais ácido e referencial do que o apresentado pela Pixar e pela trilha sonora composta de canções populares. Entre os destaques do filme está a releitura que o cantor Rufus Wainwright fez "Hallelujah", uma das joias da coroa do cancioneiro de Leonard Cohen.

    Entretanto, as canções mais associadas ao universo do ogro verde, Burro e companhia são as faixas "All Star", destaque na cena de abertura, e o cover "I'm a Believer", originalmente apresentada pela banda The Monkees. As duas faixas são executadas pela banda de pop rock Smash Mouth, que teve um grande destaque radiofônico na época em função do filme de comédia e aventura.

    Quase duas décadas depois do lançamento de Shrek, o Smash Mouth é mais famosa na internet por ter virado um meme do que por ser uma banda e "All Star" é um peculiar artefato cultural que já foi submetido a todo tipo de parodia, desconstrução e subversões.

    Em mais um capítulo envolvendo o "legado" do Smash Mouth e a participação do grupo na trilha sonora de Shrek, o grupo entrou em uma briga com outra banda por causa da conexão com a animação da DreamWorks.

    Tudo começou quando Billy Corgan, líder da banda The Smashing Pumpkins, afirmou que seu grupo foi convidado pelo estúdio para contribuir com a canção de encerramento de Shrek. "Mas a oferta foi retirada e oferecida ao Smash Mouth (que usou o cover dos Monkees)", escreveu Corgan durante uma sessão de perguntas e respostas com seus fãs via Instagram. Em outra mensagem, o músico afirmou que a faixa "Untited", do Smashing Pumpkins, era a opção da banda para a cena final do longa-metragem. Definitivamente uma escolha intensa, mas menos solar e pop do que o cover de "I'm a Believer".

    Entretanto, o que Corgan tem a dizer sobre o caso difere bastante das alegações do Smash Mouth. No Twitter oficial da banda, o grupo se manifestou dizendo que "na verdade nós dissemos não e o Michael Austin, da Dreamworks, insistiu em nos ligar. Deduzimos que várias bandas foram convidadas. Se pensar que eles [Smashing Pumpkins] foram os primeiros chamados para o filme ajuda a alimentar o ego do Billy, deixe que ele pense assim. [Uma versão do Smashing Pumpkins] Definitivamente teria uma abordagem mais sombria", diz o tuíte publicado pelo Smash Mouth.

    Como tréplica, em outra entrevista Corgan foi perguntado novamente sobre o assunto. O músico reafirmou sua versão, disse que "fatos são fatos" e que, ao relatar a história, não intenciona "afrontar" o Smash Mouth.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top