Minha conta
    Apesar de ter vencido o Oscar, Kobe Bryant não será convidado para entrar na Academia

    Jogador de basquete venceu uma estatueta por dirigir o curta-metragem animado Dear Basketball com Glen Keane. Acusação de estupro contra o atleta em 2003 não foi mencionada pela instituição.

    Alberto E. Rodriguez/Getty Images

    Vencedores do Oscar e indicados ao prestigioso prêmio costumam receber convites para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão que organiza a cerimônia, nomeia os indicados e elege os vencedores. Entretanto, uma exceção será aberta para Kobe Bryant. O ex-jogador de basquete da NBA foi "desarmado" pela Academia e não será convocado para o time da instituição, que atualmente conta com mais de 8 mil membros.

    O comitê de governadores da Academia decidiu cancelar a invitação que seria enviada para o ex-alteta, premiado com um Oscar em 2018 por ter dirigido o curta-metragem animado Dear Basketball em parceria com Glen Keane.

    Segundo informações do site Variety, o desejo do ex-jogador do Los Angeles Lakers de seguir no ramo dos curtas-metragens animados foi levado em consideração, mas não foi um aspecto forte o suficiente para fazê-lo conquistar um convite para a Academia. Kobe precisaria mostrar comprometimento com o ramo do audiovisual no futuro antes de ser aceito como um membro da organização.

    De acordo com as regras do setor de animações da Academia, uma pessoa pode receber um convite para integrar a instituição caso tenha ao menos dois créditos em importantes funções criativas em um filme exibido nos cinemas; caso tenha sido indicada ao Oscar; ou caso seja considerada pelo comitê como alguém que alcançou um trabalho "distinto", conquistando "um mérito especial" ou fazendo "uma incrível contribuição para o seu campo de atuação".

    Após a controvérsia #OscarsSoWhite ser levantada em 2016, quando todos os indicados nas quatro categorias de atuação foram brancos, chama a atenção que uma personalidade negra seja barrada pela instituição. Especialmente quando se considera que a Academia tem tomado medidas para que seu corpo de membros seja mais diverso.

    Entretanto, o "toco" de Kobe Bryant pode ter relação com a acusação de estupro que pesa contra o atleta, algo da mais suma importância em tempos em que movimentos como #MeToo e Time's Up tomam Hollywood. Quando foi indicado ao prêmio de melhor curta-metragem animado, Bryant foi alvo de uma petição contra a sua nomeação que teve mais de 17 mil assinaturas. A acusação contra o ex-jogador de basquete não chegou a ser julgada nos tribunais depois que a mulher que o acusou de abuso se negou a testemunhar. Fora da corte, o atleta fez um acordo acordo extrajudicial civel com a mulher.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top