Minha conta
    Deadpool 2: Roteiristas negam "sexismo consciente" no tratamento dado a Vanessa

    Segundo filme dedicado ao Mercenário Tagarela foi criticado por usar o destino de personagem feminina como um atalho para as motivações do anti-herói. Atenção: esta notícia contém spoilers.

    O termo "fridging", algo como "congelando" em português, tem um outro significado quando se trata de analisar narrativas relacionadas ao universo das HQs. O termo foi popularizado pela escritora de histórias em quadrinhos Gail Simone e tem a ver com os eventos de uma revista do Lanterna Verde lançada em 1994. Naquelas páginas, a namorada de Kyle Rayner, personagem da DC Comcis que assumiu o anel energético do Lanterna Verde, é assassinada e seu cadáver mutilado é alojado em um refrigerador da casa do herói para que ele veja.

    Em 1999, Simone criou um site chamado Women in Refrigerators para criticar as tramas de HQs que usam a morte violenta, agressões ou estupros de mulheres apenas para motivar os protagonistas homens a reagirem a isso.

    Paul Wernick e Rhett Reese, roteiristas de Deadpool 2, afirmaram que não estavam cientes do conceito de fridging antes de assinarem o roteiro — em conjunto com o protagonista Ryan Reynolds — do segundo filme sobre o Mercenário Tagarela. Os roteiristas também se defenderam das críticas de que o enredo do filme teria sido sexista ao diminuir a importância da personagem de Morena Baccarin.

    No filme, Vanessa, personagem de Baccarin e noiva de Wade Wilson, é morta por um desafeto do Deadpool. A esposa e os filhos do mutante Cable (Josh Brolin) também sofrem um destino parecido.

    "Nós não sabíamos o que fridging era. Nós nem pensamos nisso. E esse foi o nosso erro, não pensar nisso", comentou Reese em entrevista para o site Vulture. Reese e Wernicke afirmaram ainda que na primeira versão do roteiro, Vanessa iria terminar o relacionamento com Wade, não morrer. Entretanto, a escolha de matar a personagem feminina foi tomada para motivar o protagonista. "Podemos dizer, em nossa defesa, que a única coisa realmente importante, a única coisa para a qual o Deadpool se preocupa, é a Vanessa", disse Reese. "Então, se você está fazendo um filme no qual você quer levar o Deadpool para o fundo do polo, tirar tudo dele desde o começo, a única coisa que você pode fazer é tirar dele a Vanessa", argumentou Wernick, que também afirmou que eles não praticaram "sexismo consciente" em suas escolhas narrativas.

    Twentieth Century Fox Film Corporation

    Para Reese, o elenco de Deadpool 2 seria uma prova de que eles não foram machistas. "Eu também acho que nós definitivamente dedicamos atenção para encher o filme com um grupo de personagens feminas fortes e diversas, interessantes e muito diferentes entre si", comentou o roteirista, que citou a presença da Dominó interpretada por Zazie Beetz, da Míssil Adolescente Megassônico vivida por Brianna Hildebrand e a própria Vanessa. "Então nós definitivamente mostramos que não fizemos uma coisa movida a testosterona", argumentou.

    Como se descobre na cena no meio dos créditos de Deadpool, Wade Wilson consegue consertar o dispostivo que permite viagens no tempo usado por Cable e retorna para salvar Vanessa. Com isso, o futuro de Morena Baccarin na franquia está garantido. Nos quadrinhos, Vanessa tem como alter-ego a mutante Copycat, que nas HQs já integrou equipes como a X-Force — clã que terá seu próprio filme. Em entrevista para o AdoroCinema, Morena afirmou que espera que a Vanessa assuma seu lado heróico como Copycat em um eventual Deadpool 3.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top