Minha conta
    Oliver Stone compara Donald Trump ao Belzebu em Festival no Irã

    Sobrou também para o presidente francês Emmanuel Macron e para a política externa estadunidense.

    Catiço. Príncipe das Trevas. Mochila de Criança. Sete-Peles. Capeta. Satã. Capiroto. Diabo. E...  Donald Trump? É isso mesmo: de acordo com o realizador Oliver Stone (Platoon), o nome do presidente estadunidense também pode ser um sinônimo para a criatura maligna popularmente conhecida como Belzebu. Convidado de honra da 36ª edição do Festival de Cinema Fair, no Irã, Stone não deixou barato para o mandatário-geral dos Estados Unidos - e o controverso político republicano não foi o único que sofreu duras críticas (via The Hollywood Reporter).

    Além de ter feito a infernal ligação com Trump, Stone mostrou que não é um grande fã de Emmanuel Macron, presidente francês. Administrador e empresário eleito para comandar a república francesa na onda da "nova política", o europeu não passa de um "jovem que não tem muito conhecimento sobre a história, a memória ou as grandes tradições francesas" aos olhos do diretor. Na visão de Stone, Macron é um colonialista e imperialista que deseja retomar o controle francês sobre o Oriente Médio através da revisão do tratado nuclear iraniano, inicativa apoiada por Trump e que pode vir a ferir a soberania do país persa.

    Conhecido por lançar obras que são extramemente críticas aos recentes governos estadunidenses - tais como a sátira W.Snowden -, o diretor também encontrou tempo para atacar diretamente a política externa de seu país: "A segurança nacional acaba com a liberdade artística em todos os países, seja nos Estados Unidos ou no Oriente Médio. Você não pode fazer um filme que critique a política externa dos EUA. Foi muito difícil encontrar financiamento para W. Ninguém queria fazer Snowden, o projeto foi recusado por todos os estúdios [...] Nós destruímos o Iraque, a Síria, a Líbia, mas isso não importa para o público americano. É válido destruir o Oriente Médio [...] Não importa quem é o presidente - seja Bush, Obama ou Trump, os Estados Unidos vão destruir quaisquer tratados por causa de seus interesses".

    Stone, que também elogiou Jafar Panahi - o cineasta iraniano não pode filmar legalmente por decisão do governo local, mas mesmo assim segue batalhando para lançar suas obras; a mais recente, o drama Three Facesconcorrerá à Palma de Ouro 2018 -, está se preparando para rodar o primeiro episódio do seriado Guantanamo, que explorará as vidas dos detentos da mais controversa prisão dos Estados Unidos. Recentemente, ele também conduziu uma série de entrevistas com o presidente Vladimir Putin.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top