Minha conta
    Festival de Veneza 2018: David Cronenberg receberá prêmio pelo conjunto da obra

    Leão de Ouro especial para o realizador de obras como A Mosca e Senhores do Crime.

    Robin Marchant/Getty Images

    Violento, bizarro, ousado, perturbador: estes são apenas alguns dos adjetivos que podem se aplicar ao peculiar e singular cinema do realizador canadense David Cronenberg (Senhores do Crime, A Mosca). Versátil, explorando gêneros diversificados do sci-fi à comédia surrealista, o diretor tornou-se um dos grandes nomes da história recente da sétima arte quando surgiu para o mundo nos anos 1980 e consolidou sua impressionante carreira na década seguinte. E é por causa de todas as suas contribuições que Cronenberg receberá um Leão de Ouro especial pelo conjunto da obra no Festival de Veneza 2018.

    "Apesar de Cronenberg ter sido originalmente relegado às margens do gênero do terror, desde seus primeiros e escandalosamente subversivos filmes, o diretor tem mostrado que ele quer levar o público bem além do cinema exploitation, ao passo em que constrói uma estrutura enormemente original e pessoal, filme após filme. Girando em torno da inseparável relação entre corpo, sexo e morte, seu universo é populado por deformidades grotescas e relações aterrorizantes, um terror que reflete o medo das mutações que são impostas aos corpos pela ciência e pela tecnologia, pelas doenças e pela decadência física, dos conflitos não resolvidos entre o espírito e a carne. Violência, transgressão sexual, confusão entre o que é real e o que é virtual, o papel deformador da imagem na sociedade contemporânea: este são apenas alguns dos temas recorrentes que ajudaram Cronenberg a se tornar um dos mais ousados e estimulantes cineastas da história, um inovador incansável de formas e linguagens", sentenciou Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza, em comunicado oficial.

    Como de costume, a prestigiada mostra italiana deve preparar uma retrospectiva com algumas das obras mais importantes e influentes da carreira de Cronenberg. A 75ª edição do Festival de Veneza ocorre entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro deste ano - fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema para o evento europeu!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top