Minha conta
    Morre o premiado cineasta italiano Vittorio Taviani, aos 88 anos

    Paolo e Vittorio deixaram a marca dos Irmãos Taviani no cinema mundial com filmes como Pai Patrão e César Deve Morrer.

    Vittorio Taviani, diretor e roteirista com mais de 60 anos de carreira ao lado do irmão Paolo Taviani, faleceu após um longo período adoecido, informou sua filha à mídia italiana (via Deadline). A morte do cineasta de 88 anos interrompe uma das duplas mais celebradas da história do cinema europeu.

    Os Irmãos Taviani se tornaram famosos na Itália na década de 1960, quando lançaram filmes como Os Fora da Lei do Casamento e Os Subversivos. Em 1977, a consagração com o filme Pai Patrão, ganhador da Palma de Ouro em Cannes e tantos outros prêmios mundo afora. Os longevos cineastas ganhariam outro troféu muito importante em 2012: o Urso de Ouro em Berlim com o belo docudrama César Deve Morrer.

    A sinergia entre os Irmãos Taviani era tamanha que o lendário ator Marcello Mastroianni se referia a cada um deles, individualmente, como um só: "PaoloVittorio". Outro aspecto característico da dupla é a adaptação de obras literárias de artistas clássicos, como Pirandello (Kaos, Tu Ridi), Tolstói (Noites Com Sol, Ressurrezione), Goethe (As Afinidades Eletivas) e Boccaccio (Maravilhoso Boccaccio).

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top