Minha conta
    Velozes & Furiosos: Diretor do primeiro filme da franquia quer voltar para a saga

    Será que Rob Cohen tem chance?

    O primeiro Velozes & Furiosos chegou aos cinemas em 2001 e quase duas décadas depois se tornou uma das maiores franquias de todos os tempos em termos de popularidade. A saga começou local, apostando em uma trama policial que sobre realidade das corridas de rua ilegais de Los Angeles. Múltiplas sequências depois, a cinessérie já percorreu diversos continentes, transcendeu o aspecto das corridas de rua e agora engloba ação, espionagem e novos personagens e faturamentos bilionários.

    Em entrevista para o site Screen Crush, o diretor Rob Cohen, que comandou as filmagens do primeiro filme, falou sobre a evolução da saga que ajudou a consolidar. "A franquia foi de uma história ambientada em Los Angeles construída ao redor de uma família de irmãos e irmãs multiculturais para aquilo que eu chamo de 'puro espetáculo'. A beleza disso é que o público acompanhou a série por esses 18 anos. Eu tenho muito orgulho dos personagens que eu criei em 2001 e ainda estão no léxico [da saga]", comentou o realizador.

    Cohen teve a ideia de dirigir Velozes e Furiosos depois de ler um artigo na revista Vibe em 1998. O texto, intitulado "Racer X", era sobre o mundo das corridas clandestinas em Nova York. O diretor também se inspirou após presenciar uma disputa do tipo em Los Angeles. Idealizador do projeto, o cineasta certamente teve um papel na construção de personagens como Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker). Talvez tenha sido por isso que o diretor tenha dito que os criou. Entretanto, os créditos pelo roteiro de Velozes e Furiosos são de Gary Scott Thompson, Erik Bergquist e David Ayer.

    Universal Pictures

    "Ainda há um Dominic Toretto aparecendo de dois em dois anos, uma Mia Toretto [vivida por Jordana Brewster], uma Letty [Letty Ortiz, interpretada por Michelle Rodriguez]. A série tinha que evoluir e ela evoluiu de uma forma ultra comercial em escala global. A essência dela é: Nós vivemos em um mundo sem gravidade, carros conseguem fazer qualquer coisa. Eles podem surgir de aviões. As pessoas podem pular de uma estrada para outra neles. Eles podem derrubar helicópteros. Pensamos, 'Tudo bem, tudo pelo espetáculo'."

    Após trabalhar no primeiro Velozes e Furiosos, Cohen repetiu a parceria com Vin Diesel em xXx: Triplo X (2002) e realizou filmes como Stealth - Ameaça Invisível (2005), A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008) e O Garoto da Casa ao Lado (2015). O mais recente trabalho do diretor é o filme de assalto The Hurricane Heist, com Toby Kebbell e Maggie Grace. O longa não te previsão de estreia no Brasil.

    "Eu comecei a fazer algumas coisas diferentes, mas eu apresentei esse mundo [de Velozes e Furiosos] e esses personagens de forma profunda para o público. Na maior parte das vezes em que você vai na internet pesquisar sobre qual é o melhor filme da franquia Velozes e Furiosos quase sempre dizem que foi o meu", alegou Cohen.

    Ao ser perguntado se retornaria para a cinessérie, o diretor foi claro: "Eu sempre quis que a Universal [Pictures, produtora da fraquia] me convidasse para dirigir o último filme [da saga]". De acordo com o produtor Neal H. Moritz, o plano é encerrar a franquia em Velozes & Furiosos 10, que tem estreia prevista para 2021, vinte anos depois da estreia do primeiro filme.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top