Minha conta
    15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega ao Rio de Janeiro, com pré-estreia de Peixonauta

    Evento começa nesta sexta-feira, 24, com 120 produções nacionais e internacionais dedicadas ao público infantil.

    Depois de passar pelas cidades de São Paulo, Salvador, Aracaju e Natal, no Rio Grande do Norte, chegou a vez da 15ª edição do FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil, desembarcar em terras fluminenses. De 24 de novembro a 3 de dezembro, a mostra exibe no Rio de Janeiro e em Niterói 120 filmes dedicados ao universo infantil, sempre nos cinemas da Rede Cinemark.

    Ao todo, adultos e crianças poderão conferir produções oriundas de 25 países, sendo na maioria filmes inéditos, clássicos (tem Mary Poppins!), ou que uma tiveram passagem tímida pelo circuito nacional. Entre os internacionais estão longas como o tcheco Os Comedores de Meia e a comédia mexicana Por Meus Bigodes, ambos inéditos no país. A produção norueguesa Louis & Luca – A Corrida do Queijo, de Rasmus A. Sivertsen, é outra opção ainda não vista nos cinemas do Brasil.

    Dos títulos nacionais, os visitantes terão a oportunidade de ver em primeira mão a animação brasileira Peixonauta - O Filme, em pré-estreia no festival no dia 2 de dezembro, e ainda poderão conhecer pessoalmente os personagens da famosa série do Discovery Kids. A mostra Panorama Brasil, que traz filmes nacionais recentemente lançados - ou em fase de lançamento -, têm sessões marcadas de Historietas Assombradas - O Filme, Um Tio Quase Perfeito, e Lino - Uma Aventura de Sete Vidas, entre outros.

    Divulgação

    Atividades educativas também estão programadas, como o Pequeno Jornalista, em que a criançada poderá entrevistar um profissional da imprensa logo após a sessão do filme alemão Do Meu Tamanho, sobre um órfão aventureiro em busca de seu pai. Com a Mostra Novos Jovens, os pré-adolescentes e adolescentes terão a chance também de discutir os curtas e longas exibidos no FICI, como Filhos de Bach e Garota Impossível.

    Carla Camurati, uma das diretoras do evento ao lado de Carla Esmeralda, vê no festival a chance de gerar ainda mais interesse pelas produções infanto-juvenis. "O FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir a produções de diferentes estilos, linguagens e épocas, assim como um número crescente de produção nacional dedicada à infância. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção”, disse em material dilvulgado à imprensa.

    Você pode conferir a programação completa de filmes e atividades especiais do FICI no site oficial do evento.

    Divulgação
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top