Minha conta
    Oscar 2018: Divulgada a comissão que irá escolher o filme representante do Brasil

    As inscrições para a seleção estão abertas até o final de agosto e o escolhido será divulgado dia 15 de setembro.

    Getty Images

    Após o Ministério da Cultura (MinC) abrir as inscrições para os filmes nacionais que visam representar o Brasil no Oscar em 2018, a Academia Brasileira de Cinema (ABC), entidade não-governamental que é a nova responsável pela seleção, já escolheu a comissão que fará a escolha. Nenhum pronunciamento oficial foi feito, mas segundo a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo o grupo será presidido por Jorge Peregrino, diretor vice-presidente da ABC.

    A comissão também será composta por outros seis membros: Paulo Roberto Mendonça, roteirista e sócio-diretor do Canal Brasil; Iafa Britz, produtora audiovisual; David Schürmann, diretor de Pequeno Segredo - escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2016; Doc Comparato, roteirista; João Daniel Tikhomiroff, diretor de Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood; e Miguel Faria Jr., diretor de Chico - Artista Brasileiro. Os suplentes serão André Carreira, roteirista de O Menino no Espelho; Marcelo Siqueira, finalizador; e Paulo Duarte, produtor e diretor.

    Anteriormente, a ABC era responsável por escolher apenas dois membros da comissão, mas assumiu a responsabilidade que era da Secretaria do Audiovisual (SAv), uma divisão do MinC que agora vai apenas supervisionar o processo. A decisão do Ministério da Cultura foi feita após a controversa escolha de Pequeno Segredo como representante do Brasil a uma nomeação no Oscar em 2016. O filme foi escolhido pela SAv para disputar uma vaga no prêmio da Academia antes mesmo da sua estreia no circuito comercial.

    Ainda estão abertas as inscrições para concorrer à vaga de filme brasileiro que irá representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. O processo de inscrição, aberto até as 18h do dia 31 de agosto, será feito totalmente online, no site do Ministério da Cultura. O anúncio do filme escolhido será realizado no dia 15 de setembro.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top