Minha conta
    Festa da Salsicha é exibido nas manhãs e tardes pela HBO e revolta pais

    Responsáveis se queixam do conteúdo adulto do filme e alegam que filmes animados deveria ser sempre infantis. Será?!

    A ficha de Festa da Salsicha é uma das mais acessadas do AdoroCinema dos últimos dias. Motivo: a HBO tem exibido a animação em suas manhãs e tardes, para desespero de pais desavisados sobre o conteúdo adulto do filme produzido por Seth Rogen. Desde então, seus responsáveis têm protestado em escolas, fóruns, redes sociais e outras plataformas contra a emissora, diretrizes da TV fechada (menos sujeita às imposições de classificação indicativa da TV aberta) e o próprio longa-metragem.

    "O desenho é extremamente erótico, tem cenas de sexo explícito e até mesmo orgia entre os personagens. É gravíssimo! Isso está acontecendo dentro dos lares das famílias brasileiras", protesta a ativista conservadora Leticia Aguiar — em vídeo que, curiosamente, ao mesmo tempo critica a HBO e exibe trechos do filme, ampliando a divulgação do material que condena (e possivelmente praticando uma violação de direitos autorais).

    A crítica está correta sobre o conteúdo pornográfico, além de violento, ofensivo, insano de Festa da Salsicha. Não é uma animação para crianças, absolutamente. Dois aspectos, porém, merecem reflexão: o fato de sexo e nudez serem tão ofensivos para uma mesma sociedade que não se comove com conteúdo violento no cinema, na TV e no discurso das pessoas; e a posição radical de que filmes animados têm de ser feitos para crianças.

    A opção dos diretores Conrad Vernon e Greg Tiernan pela animação tem, de fato, o objetivo de acentuar seu conteúdo subversivo. O objetivo é chocar, e eles conseguem. Mas não há, nem deve haver, censura sobre a finalidade de uma obra de arte. Tampouco se deve limitar a animação a um tipo de público (o maravilhoso Mary & Max jamais existiria nesse contexto), como pais apreensivos têm defendido de forma acalorada. Especialistas têm se posicionado de modo mais racional.

    "O conteúdo é politicamente incorreto, possui sexismo e cita conflitos étnicos. Uma criança não tem maturidade emocional para acompanhar isso", afirma a psicóloga especializada em neuropsicologia Ana Paula Chaves, em entrevista ao Metrópoles. A profissional ainda aponta os perigos de se "despertar uma curiosidade fora de hora" nas crianças, mas pondera: "A gente não pode esperar isso do Estado ou da emissora. Pai e mãe têm a responsabilidade de educar e cuidar."

    Festa da Salsicha sofreu muitas críticas de alas conservadoras também nos Estados Unidos. Apesar — e por causa — de toda a controvérsia, o longa-metragem faturou quase US$100 milhões por lá, um sucesso em se considerando sua premissa e classificação indicativa para maiores. O filme também foi bastante elogiado por veículos especializados, figurando em diversas listas de melhores de 2016.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top