Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Jean-Claude Van Damme foi demitido de O Predador por ser "muito" Jean-Claude Van Damme
    Por Renato Furtado — 1 de jul. de 2017 às 10:53
    facebook Tweet

    A natureza não pode ser negada.

    Na natureza, certos animais são muito conhecidos por suas características mais essenciais. As abelhas, por exemplo, produzem mel, os leões caçam e os ursos atacam Leonardo DiCaprio. Esses modelos fundamentais também se repetem nos seres humanos, que, por mais que queiram, não podem negar suas naturezas.

    No mundo do cinema, por exemplo, Nicolas Cage faz caras maníacas e incompreensíveis, Matthew McConaughey assobia a cada linha de diálogo e Jean-Claude Van Damme - ou JCVD, para os íntimos - chuta. Afinal, o que mais esperar de um artista marcial especialista em Kickboxing? Bem, os produtores de O Predador certamente esperavam outras coisas.

    Inicialmente escolhido pelo diretor John McTiernan para encarnar o caçador alienígena que dá título ao filme, Van Damme acabou sendo demitido da produção porque não conseguia parar de lutar kickboxing no set. Joel Hynek, supervisor de efeitos especiais do longa, conta o que aconteceu: "Eu estava no trailer de Joel Silver e ele tinha chamado Jean-Claude para uma conversa. Quando ele chegou, Joel começou a dizer que ele precisava parar de lutar kickboxing, que o Predador não lutava kickboxing. Jean-Claude disse que precisava fazer isso porque via o Predador daquela forma e Joel finalmente disse que ele estava demitido. Joel mandou que ele saísse, Van Damme xingou Joel e esse foi o fim".

    Em defesa dos produtores, é preciso dizer que, à época, em 1987, Van Damme não era famoso, uma vez que o astro da ação ainda não tinha atuado nos filmes que o lançaram para o mundo - ou pelo menos para o público brasileiro: O Grande Dragão BrancoKickboxer - O Desafio do Dragão. No entanto, assim que o belga chegou ao set, vestiu a roupa do caçador alienígena e começou a lutar kickboxing na selva, Silver e sua equipe já deveriam ter percebido que pedir para JCVD parar de dar seus célebres chutes voadores em 360 graus seria um absurdo tão grande quanto demandar que uma pessoa pare de respirar. Algumas pessoas precisam muito lutar kickboxing.

    Ainda que a verdade sobre a demissão de Van Damme continue desconhecida, uma vez que cada fonte relata uma história diferente sobre o ocorrido, a versão em que JCVD perde o emprego por chutar demais é definitivamente a nossa favorita.

    É uma pena que as filmagens de Predador de Shane Black, um diretor e roteirista conhecido pelo trabalho no gênero das comédias de ação como na franquia Máquina Mortífera e no recente Dois Caras Legais, já tenham terminado. Caso contrário, ainda poderíamos sonhar em ver um Predador kickboxer.

    Protagonizado por Boyd Holbrook, Olivia Munn, Jacob Tremblay, Sterling K. Brown, Keegan-Michael Key e Trevante Rhodes, Predador deve chegar aos cinemas brasileiros no dia 8 de fevereiro de 2018.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Wesley Oliveira
      Se o Van Damme tivesse sido o predador o Arnold shuardizenegueer não teria vez o predador iria aniquila-lo.
    Mostrar comentários
    Back to Top