Minha conta
    Os piores filmes para assistir no Dia dos Namorados

    Como dizia o poeta: "Pra quê rimar amor e dor?"

    Seja no conforto do sofá ou na poltrona — com braço retrátil, claro — de uma sala de cinema, assistir um filme ao lado de quem se ama é um tradicional programa para se fazer a dois. Entretanto, às vésperas do dia em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, é bom lembrar que nem toda produção, incluindo aí algumas com títulos aparentemente românticos, são exatamente ideais para se assistir com quem se ama.

    Se você não deseja levar o amor da sua vida para se testemunhar histórias que, ainda que fictícias, farão vocês se depararem com relatos de relacionamentos fracassados, mágoas, abusos, términos traumáticos e expectativas irreais, é melhor evitar algumas produções.

    Vale lembrar que boa parte dos filmes dessa matéria são excepcionais e muito valorosos enquanto produções cinematográficas, mas talvez não sejam os ideais para uma noite romântica. Lembre-se que o título e a proposta desta matéria especial não passam de uma provocação/brincadeira — afinal, você e seu par têm o direito de assistir o que quiser no Dia dos Namorados, até Centopéia Humana!

    Abaixo, confira 12 filmes que você não deveria com seu namorado ou namorada no dia 12 de junho.

    Filme: Namorados Para Sempre (Blue Valentine, 2010)

    "You always hurt the one you love"

    Caso ainda haja algum desavisado por aí: ignore por completo o ímpeto idealista impregnado no título em português de Blue Valentine. O filme estrelado por Ryan Gosling e Michelle Williams é uma verdadeira descontrução da ideia de que o amor deve durar para sempre. Repleto de idas e vindas narrattivas, a montagem do longa exibe de forma poética e cruelmente realista a rotina de um casal dos seus primeiros dias juntos até a erosão completa de seu relacionamento, evidenciando incomunicabilidades, brigas e frustrações inerentes ao processo.

    Filme: (500) Dias Com Ela ((500) Days of Summer, 2009)

    "There's no such thing as love, it's fantasy"

    Antes dos fracos filmes da franquia O Espetacular Homem-Aranha, o diretor Marc Webb apresentou um pequeno clássico do cinema indie americano dos últimos tempos com o agridoce (500) Dias Com Ela. O filme é famoso por usar de diversas referências à música alternativa, paródias de filmes clássicos e recursos narrativos interessantes como a tela dividida entre a realidade e a expectativa de Tom (Joseph Gordon-Levitt), que precisa de cinco centenas de dias para virar a página depois de se apaixonar por Summer (Zooey Deschanel). 

    Desde o início do filme, Tom idealiza em Summer a encarnação da mulher de seus sonhos, um fardo que se mostra pesado demais para ela e que serve como combustível para boa parte das frustrações dele."Eu encorajo cada pessoa que gosta do meu personagem a assistir o filme novamente e avaliar o quão egoísta ele é", já declarou Gordon-Levitt.

    Filme: Infidelidade (Unfaithful, 2002)

    "We could end this now and nobody would get hurt"

    Vamos lá, pessoal: Pelo título já dá pra saber que esta não é a melhor pedida para assistir com seu "mozão" no Dia dos Namorados — ao menos que vocês tenham um relacionamento aberto (sem julgamentos, claro).

    Repleto de tensão erótica, o filme que é um remake do thriller La femme infidèle de Claude Chabrol traz Richard Gere e Diane Lane no papel de um belo casal que se ama, vive numa bela casa dos sonhos, cuidam com afeto do filho, mas enfrentam uma provação chamada casamento. Quando ela sente que falta algo em sua vida e embarca numa aventura sexual com outro homem, as coisas saem do controle de forma violenta.

    Filme: Garota Exemplar (Gone Girl, 2014)

    "Yes, I loved you and then all we did was resent each other, try to control each other. We caused each other pain."

    Para falar do incrível thriller psicológico disfarçado de date movie perverso que só poderia ser dirigido por umcineasta como David Fincher, uma analogia musical. Pense na canção "Isn't It A Pity", majestoso hino dos relacionamentos falidos composto por George Harrisson, regravada com a força raivosa e doentia da banda Nine Inch Nails. Imaginou? Esse é o tom do filme Garota Exemplar, um assombroso suspense sobre a faceta mais sombria dessa complexa instituição chamada casamento.

    Filme: Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road, 2008) 

    "So now I'm crazy because I don't love you, right? Is that the point?"

    Parte do que fez do apelo do romance entre Jack e Rose tão memorável em Titanic foi como ele se apresentou com um escape de pretensões utópicas na vida de ambos, com uma paixão tão intensa quanto a catástrofe que cruzaria o caminho de ambos.

    Em Foi Apenas Um Sonho, Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram, como se Jack tivesse conseguido deitar naquela porta flutuante ao lado de Rose no dia do naufrágio e ambos tivessem sido resgatos e se casado. Entretanto, o casamento dos dois tem seu próprio iceberg fatal: a rotina entediante de uma vida juntos.

    Filme: Anticristo (Antichrist, 2009)

    — I love you.

    — You don't.

    — I do.

    — I don't believe you. I don't BELIEVE you! I DON'T FUCKING BELIEVE YOU!

    Nenhum filme de Lars Von Trier é uma boa opção para entrar no clima dos Dia dos Namorados, considerando a afeição do diretor dinamarquês pelos temas mais sombrios e deprimentes relacionados à experiência humana. Entretanto, um filme como Anticristo, estrelado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, que examina a misoginia e traz spoiler: mutilação genital feminina, ejaculação de sangue e suicídio infantil certamente é o mais inadequado de todos para a ocasião.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top