Minha conta
    Animação paródia de Branca de Neve e os Sete Anões é acusada de gordofobia e levanta polêmicas

    O longa terá Chloë Grace Moretz dublando a protagonista.

    "Branca de Neve e os Sete Anões" é de longe um dos contos de fadas mais conhecidos em todo o mundo. A versão da Disney é a oficial para grande parte dos fãs. Agora, uma nova abordagem está para chegar aos cinemas, despertando controvérsias e um debate a respeito de body-shaming e gordofobia.

    Red Shoes and the Seven Dwarfs é uma paródia do conto original, que traz uma espécie de "inversão" da história. De origem coreana, o filme conta a história de sete príncipes que foram amaldiçoados e transformados em anões. Para quebrarem a maldição, eles precisam resgatar os sapatos vermelhos e ganharem um beijo da princesa mais bonita do reino. De acordo com o IMDB, o filme é "uma paródia com uma reviravolta", mas o material promocional chamou atenção em Cannes pelos motivos, provavelmente, errados.

    "E se a Branca de Neve não fosse mais bonita e os 7 Anões não tão baixos?", questiona o cartaz enquanto mostra duas versões da mocinha: com os sapatos e sem, fazendo uma associação entre beleza e magreza. A publicidade foi exibida no Festival de Cannes, e vários jornalistas do mundo todo tomaram as redes sociais para criticar a abordagem da propaganda.

    "Falando sobre publicidade com misoginia e body-shaming em Cannes... ser menos magra e alta é diferente de ser menos bonita!", comentou um jornalista.

    Embora a sinopse sugira que a história terá uma "moral positiva" a respeito de aceitação do corpo, a sugestão que o cartaz dá é realmente negativa. Vale lembrar que a atriz Chloe Grace Moretz será a dubladora da personagem em pauta na versão norte-americana, e até a modelo plus size Tess Holliday recorreu ao Twitter para questionar: "Como isso foi aprovado pelo time de marketing? Por que é aceitável dizer a crianças que ser gordo é igual a ser feio?"

    A produtora do filme ainda não se pronunciou sobre a repercussão. Veja abaixo o teaser.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top