Minha conta
    Cine PE: Cineastas pedem a retirada de seus filmes da competição

    Curtas e um longa devem sair da 21ª edição do festival.

    Seis longa-metragens e 20 curtas estão na seleção oficial do Cine PE 2017. Ou melhor, estavam. Após a lista completa dos filmes selecionados ter sido divulgada, sete realizadores pediram pela retirada de seus trabalhos da programação.

    O motivo para a retirada é político. Os representantes justificam que se posicionam contra alguns outros filmes selecionados, pelo discurso partidário que estes representam. Ou seja: a posição é contra o documentário O Jardim das Aflições, a respeito de Olavo de Carvalho, e Real - O Plano por Trás da História, filme de Rodrigo Bittencourt que vai contar a história da criação do Plano Real.

    Os filmes que devem ser removidos da programação são seis curtas e um longa, que estava na mostra competitiva. Os curtas são: Abissal (Arthur Leite), A Menina Só (Cíntia Domit Bittar), Baunilha (Leo Tabosa), Iluminadas (Gabi Saegesser), Não me Prometa Nada (Eva Randolph) e Vênus – Filó a Fadinha Lésbica (Sávio Leite). O longa metragem trata-se de O silêncio da Noite é que tem sido Testemunha das Minhas Amarguras, de Petrônio Lorena.

    Abaixo, confira a carta divulgada pelos representantes dos filmes retirados. A nota foi enviada ao Jornal Diário do Nordeste, e posteriormente divulgada nas redes sociais.

    10 de Maio de 2017

    Nota sobre a retirada de filmes da programação do Cine PE 2017.

    Decidimos tornar pública a decisão, conjunta, de retirar nossas obras da seleção do XXI Cine PE Festival Audiovisual, a ser realizado entre os dia 23 e 29 de maio de 2017, na cidade de Recife. Apenas no dia 08 de maio, através de veículos de imprensa, tomamos conhecimento da grade completa dos filmes que foram selecionados para o festival.

    Constatamos que a escolha de alguns filmes para esta edição favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuaram e financiaram o golpe ao Estado democrático de direito ocorrido no Brasil em 2016. Para nós, isso deixa claro o posicionamento desta edição, ao qual não queremos estar atrelados.

    Reconhecemos a importância do Cine PE Festival Audiovisual, do qual muitos de nós já participaram em edições anteriores. Esperamos poder participar de edições futuras e mais conscientes, condizentes com sua grandeza histórica e relevância para a formação de público do cinema brasileiro.

    Assinam os representantes dos filmes abaixo listados:

    “A Menina Só” – Santa Catarina

    “Abissal” - Ceará

    “Baunilha” – Pernambuco

    “Iluminadas” - Pernambuco

    “Não me Prometa Nada” - Rio de Janeiro

    “O silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras” – Pernambuco

    “Vênus – Filó a fadinha lésbica” - Minas Gerais

    Procurada pelo AdoroCinema, a assessoria do Cine PE afirmou que a diretoria do festival ainda vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto. A 21º edição ocorre entre 23 e 29 de maio, e estaremos presentes com a cobertura completa!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top