Minha conta
    Antigos filmes de animação do Japão são liberados online para comemorar os 100 anos da criação dos animes

    Os 64 curtas-metragens divulgados gratuitamente datam de 1917 a 1941.

    National Film Center, the National Museum of Modern Art, Tokyo

    Conhecidos mundialmente como animes, os filmes de animação do Japão comemoram em 2017 nada menos do que 100 anos de existência e, para celebrar a data, o Núcleo de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio decidiu liberar online uma série destas obras. Ao todo, 64 curtas-metragens de 1917 a 1941 estão disponíveis gratuitamente até o final do ano no site Japanese Animated Film Classics (“Filmes Clássicos de Animação Japonesa”, em tradução livre). Todas as produções possuem legendas em inglês.

    Dentre os filmes liberados, um deles é The Dull Sword (1917), que é creditado como a produção de animação japonesa mais antiga de todas. As outras obras incluem contos de fadas orientais e ocidentais, filmes de informação pública e propagandas pré-guerra.

    "Enquanto estávamos digitalizando o arquivo de filmes, nós criamos um time de pesquisa em 2014 para procurar maneiras de preservá-los e usá-los. Selecionamos uma grande variedade de produções, a maioria em domínio público, porque os direitos autorais já haviam expirado, para criar o [site] Japanese Animated Film Classics. Decidimos colocar legendas em inglês nas obras para que elas fossem acessíveis às pessoas de todo o mundo", disse Kazuki Miura, membro do Núcleo de Filmes do museu de Tóquio, ao The Hollywood Reporter.

    Clique aqui para acessar o Japanese Animated Film Classics.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top