Minha conta
    Festival de Berlim 2018: Sul-coreanos criticam evento por prestigiar o diretor Kim Ki-duk, acusado de agressão e assédio

    Human, Space, Time and Human é o novo filme do cineasta e concorre na Mostra Panaroma do festival alemão.

    O Festival de Berlim 2018 entrou em uma saia justa com o #MeToo. Apesar de declarar apoio ao movimento de combate ao assédio sexual na indústria do entretenimento, o evento se negou a estender um tapete preto, em vez do vermelho tradicional, em suas sessões de gala. A direção do Berlinale se defendeu dizendo que visava a adotar medidas "mais profundas". Pois agora a mostra internacional de cinema é atacada por um motivo concreto: a seleção oficial do filme de um cineasta acusado de assédio sexual.

    Cerca de 140 organizações civis sul-coreanas assinaram uma carta de repúdio ao Festival de Berlim por sua "indulgência" com um dos maiores diretores do país asiático, Kim Ki-duk, vencedor do Leão de Ouro em Veneza 2012 com Pietá. Ele apresenta seu novo longa, Human, Space, Time and Human, na Mostra Panaroma da 68ª edição do Berlinale, apesar de ter admitido agredir uma atriz em Moebius (2013) "como parte de seu aprendizado" no set do filme.

    A atriz, que não quis se identificar, disse que o diretor não cometeu apenas agressão física, também a obrigando a rodar cenas nuas e de sexo que não estavam no roteiro. Ela foi substituída por outra mulher e interrompeu uma carreira de 20 anos após o fatídico trabalho. Nos tribunais, Kim foi condenado a pagar 5 milhões de wons (4.600 dólares) por agressão física, mas foi absolvido das outras acusações por falta de provas.

    "Vivemos esta injusta realidade em que o autor de um ataque físico trabalha e é bem-vindo em qualquer parte como se nada tivesse acontecido, enquanto a vítima que denunciou o abuso é isolada e marginalizada", escreveram as mais de 100 instituições em defesa da mulher, dos direitos humanos e de vítimas de abuso. Diretor da Berlinale, Dieter Kosslick disse que nenhum cineasta presente nessa edição do festival tem uma acusação "grave" nas costas e lembrou que Kim Ki-duk foi absolvido de abuso sexual.

    O 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim será realizado até o próximo dia 25 de fevereiro, domingo, com ampla cobertura do AdoroCinema. Acompanhe tudo em nosso Guia do Festival de Berlim 2018 em nossas redes sociais, inclusive pelo Instagram Stories.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top