Minha conta
    Dê adeus às estrelinhas: Netflix vai substituir a classificação por 'joinha' e porcentagem de compatibilidade

    A gigante do streaming vai acabar com as estrelas e implementar um novo sistema de notas.

    Saem as estrelas, entra o 'joinha'. A Netflix vai substituir o atual sistema de notas de seu catálogo por um mais simples: "Curti" ou "Não curti".

    A informação foi anunciada pelo vice-presidente de produção, Todd Yellin, em uma coletiva de imprensa no escritório da empresa na Califórnia. Segundo a Variety, a Netflix testou o sistema com alguns assinantes em 2016, e os resultados foram positivos: o crescimento de pessoas usando o sistema de classificação de 'joinha' foi 200% maior que o tradicional de estrelas.

    A justificativa para a mudança é simples. De acordo com Yellin, ao longo dos anos houve o crescimento de um padrão: os usuários da Netflix classificariam com 5 estrelas documentários e filmes premiados, e com 3 estrelas filmes "bobos" ou comédias populares. Ainda assim, estes últimos acabam sendo muito mais assistidos que os primeiros. Para um usuário regular que se baseia nas estrelas, portanto, a medida foi deixando de fazer sentido. 

    "Fizemos o sistema de notas ser menos imporatante porque o sinal implícito no comportamento dos nossos consumidores é mais importante", explicou.

    Embora as estrelas personalizadas ainda continuem a aparecer na interface pessoal durante um tempo, elas serão substituidas por uma porcentagem de identificação que será construída com base nos outros títulos assistidos pela conta. Ou seja, filmes ou séries semelhantes ao que você assistiu anteriormente terão uma porcentagem maior. De acordo com a Variety, essa métrica não vai aparecer nos programas que tiverem menos de 50% de compatibilidade com o usuário.

    A mudança deve acontecer oficialmente a partir de abril, segundo informações da Entertainment Weekly. Segundo o porta-voz oficial, a mudança busca oferecer um sistema mais personalizado para os usuários do serviço. É claro, uma nota 3,5 ou 4 estrelas tem muito mais significado do que um simples polegar para cima. Mas com o auxílio da porcentagem matemática, é possível que haja um maior equilíbrio nas recomendações. O que você acha?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Netflix escala produtor de Ted e Battleship como chefe do departamento de filmes originais
    • 3% é a série de língua não-inglesa da Netflix mais assistida nos Estados Unidos
    • Netflix paga quantia milionária por filme sobre os marinheiros de elite dos Estados Unidos
    Comentários
    Back to Top