Minha conta
    RioContentMarket 2017: Vice-presidente da ESPN Films fala sobre trajetória até o Oscar

    Canal foi responsável por produzir e transmitir O.J.: Made in America.

    Vice-presidente e produtor executivo de conteúdo original da ESPN Films, John Dahl foi um dos palestrantes no segundo dia do RioContentMarket, evento voltado para o mercado audiovisual realizado no Rio de Janeiro.

    Em 45 minutos de palestra, Dahl falou sobre a origem da ESPN Films, há nove anos. Ele destacou que por muito tempo o foco do canal foi o número de documentários produzidos pelo esporte. Com o passar do tempo, a empresa percebeu que mesmo produzindo muito mais, ainda assim não era considerada a principal casa para documentários esportivos, perdendo espaço para a HBO Sports.

    A partir daí, decidiram que o foco deveria ir para diretores que trariam uma visão própria para cada projeto. Não poderia mais ser apenas uma montagem de melhores momentos da vida de um artista. Nasceu assim o Sports Century, programa que contou a história de vida de vários ícones do esporte no século XX.

    Mas a grande revolução na companhia surgiu em 2009, com o lançamento do 30 for 30. Foram convidados 30 cineastas para contar 30 histórias envolvendo esporte nos 30 anos anteriores. Seriam 30 filmes em apenas 15 meses, mas o sucesso foi tanto que a série 30 for 30 acabou ganhando temporadas.

    "É importante tentar algo diferente do que parece ser o que as pessoas esperam ver. Não vamos fazer um documentário sobre alguém só por ser popular", disse Dahl, que lembrou que o canal ainda não produziu um filme sobre Tiger Woods. 

    Chegamos então a O.J.: Made in America, que rendeu a ESPN o Oscar de Melhor Documentário. Dahl lembrou que a obra está muito longe de ser apenas um doc sobre a lenda do futebol americano. Também diz muito sobre Los Angeles e sobre a cultura norte-americana. 

    John Dahl não quis dizer quais as próximas apostas do canal e se brincou que ainda não caiu a ficha da vitória no Oscar. "Não sei o que fazer agora. Que tal um Tony? Que tal um Grammy", afirmou.

    Crédito foto: Rogerio Resende/R2 Foto.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top