Minha conta
    Gal Gadot comenta decisão da ONU sobre a Mulher-Maravilha: "É sério?"

    Atriz defendeu a heroína da DC Comics, que foi criticada por ser "uma mulher branca de seios grandes e proporções impossíveis" e por isso perdeu o status de embaixadora honorária.

    A atriz Gal Gadot defendeu a heroína que interpreta no Universo Estendido da DC depois que a Mulher-Maravilha perdeu o status de Embaixadora Honorária pelo Empoderamento de Mulheres e Meninas concedido à personagem pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    Em outubro deste ano, a personagem da DC Comics ganhou o cargo honorário reservado para personagens fictícios. O Ursinho Pooh e a fada Tinker Bell já foram embaixadores honorários de outras causas antes (não confundir com o posto de Embaixador da Boa Vontade, concedido a personalidades reais).

    Nino Muñoz / TIME

    Gadot e Lynda Carter, que interpretou a Mulher-Maravilha na série de TV da década de 1970, estiveram presentes na cerimônia realizada na ONU em outubro, que causou controvérsia. Enquanto as atrizes cumprimentavam meninas vestidas como a heroína, adultos viravam as costas para elas. Do lado de fora, 100 funcionários da ONU protestavam e mais de 600 assinaram uma petição para que o presidente da instituição, Ban Ki-Moon, revogasse o título concedido à personagem.

    A petição online dizia que a Mulher-Maravilha não merecia um título relacionado ao empoderamento feminino pois ela é "uma mulher branca de seios grandes e proporções impossíveis, vestida com um traje curto e apertado com uma estampa com as cores da bandeira dos Estados Unidos e botas de cano alto." Em dezembro, a ONU revogou a honraria concedida a personagem.

    Para os críticos, Gal Gadot tem uma pergunta: "Tem coisas terríveis acontecendo no mundo agora e é sério que é por isso que vocês estão protestando?". Em entrevista para a revista Time, a atriz defendeu Diana Prince. "Quando as pessoas falam que a Mulher-Maravilha tem que vestir roupas que cubram mais seu corpo eu não entendo", disse. "Eles dizem: 'Se ela é forte e inteligente ela não consegue ser sexy ao mesmo tempo'. Isso não é justo. Por que ela não pode ser tudo isso?"

    Talvez Gadot possa se identificar com a Mulher-Maravilha como poucas outras atrizes poderiam. Assim como a heroína, ela já foi tanto um ícone da beleza quanto uma militar. Gadot foi eleita Miss Israel em 2004 e no mesmo ano serviu nas Forças de Defesa de Israel.

    Gadot fez sua estreia no papel em Batman Vs Superman - A Origem da Justiça. Ela estrela o filme solo da Mulher-Maravilha, primeiro longa-metragem dedicado à heroína mais famosa da DC, que estreia no Brasil no dia 1º de junho de 2017. Ela vai reprisar o papel em Liga da Justiça, com estreia marcada para o dia 16 de novembro de 2017.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top