Minha conta
    16 sagas dos quadrinhos que poderiam ser adaptadas para o cinema

    #ficaadica

    Tanto a Marvel quanto a DC Comics foram criadas na década de 1940. Desde então muitos foram os super-heróis criados, bem como as histórias de sucesso que encantaram gerações. Agora que os personagens estão com uma frequência cada vez maior nas telonas, por que não aproveitar estas sagas que já receberam o aval do público?

    É bem verdade que alguns longa-metragens já deram alguns passos neste sentido. X-Men - O Confronto Final adaptou a Saga da Fênix Negra, enquanto que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido era a versão da história homônima, de imenso sucesso entre os fãs dos heróis mutantes. O ainda em cartaz Batman Vs Superman aproveitou parte de A Morte do Super-Homem e Capitão América 2 trouxe a sua versão de O Soldado Invernal. Fora A Queda do Morcego em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Extremis em Homem de Ferro 3 e, é claro, Guerra Civil no novo Capitão América.

    Diante disto, resolvemos preparar uma lista de grandes sagas dos quadrinhos que poderiam ganhar sua versão para o cinema. Quem sabe um dia elas não se tornam realidade?

    1 - O Cavaleiro das Trevas

    Publicado em: abril de 1987

    Para muita gente, trata-se da maior de todas as histórias do Homem-Morcego (e uma das maiores dos quadrinhos em geral). A obra-prima criada por Frank Miller traz um Batman como jamais havia sido visto até então: amargurado, violento e mais velho, corrompido pela degradação crescente de Gotham City. E com uma garota como Robin, sempre a acompanhá-lo.

    Por mais que a saga tenha servido de base para o Homem-Morcego de Ben Affleck, Batman Vs Superman - A Origem da Justiça não pode ser considerado uma adaptação da história. Imagine como seria um filme com Clint Eastwood na pele de Bruce Wayne/Batman, com o grunhido típico de Gran Torino, tendo que enfrentar no tapa o Superman em um confronto épico? Os fãs de quadrinhos agradeceriam (e muito!).

    2 - A Era do Apocalipse

    Publicado em: 1995/96

    O que aconteceria se o vilão Apocalipse fosse o imperador supremo da América do Norte? Esta distopia ganhou corpo nos quadrinhos a partir da viagem no tempo de Legião, o filho do professor Xavier, para matar o jovem Magneto. Só que tudo dá errado e quem morre é o próprio Xavier - além de Legião, é claro!

    Resultado: a ascensão de Apocalipse começa mais cedo e Magneto agora assume o posto de Xavier para combatê-lo. Esta saga alterou drasticamente a cronologia dos mutantes nos quadrinhos, dando aos heróis características bem diferentes das quais os leitores estavam acostumados. O próprio diretor Bryan Singer revelou que fez uma certa adaptação da saga em X-Men: Apocalipse, mas o material bem que merecia um filme próprio. Quem sabe no futuro, agora que o vilão também existe no cinema?

    3 - A Última Caçada de Kraven

    Publicado em: dezembro de 1991

    É até estranho que, após cinco filmes já lançados do Homem-Aranha, nenhum deles tenha explorado Kraven. O russo Sergei Kravinoff é um especialista na arte da caça e, devido a um desafio feito pelo amigo Camaleão, decide vir a Nova York para capturar sua mais valiosa presa: o Cabeça de Teia.

    O tenso combate com Kraven foi um dos momentos mais marcantes da trajetória do Aranha nos quadrinhos, incluindo a icônica sequência em que ele é enterrado vivo. Desde então Kraven tornou-se um de seus principais e mais perigosos oponentes, ainda à espera de uma chance nas telonas.

    4 - O Demônio na Garrafa

    Publicado em: 1978

    Tony Stark alcóolatra? Sim, isto aconteceu nos quadrinhos! Esta emblemática (e bastante humana) saga envolvendo o milionário até foi sugerida em Homem de Ferro 2, na cena em que Stark fica bêbado usando a armadura do Homem de Ferro, mas não passou disto. Ainda assim, apesar da menção, o filme não chega nem perto da degradação física e moral pela qual o playboy milionário passa neste arco.

    Infelizmente, é praticamente impossível que esta saga um dia chegue às telonas. Ou você acredita que a Walt Disney Pictures, atual dona da Marvel, permitirá que um de seus heróis mais populares passe por um problema tão sério e complexo quanto o alcoolismo?

    5 - O Reino do Amanhã

    Publicado em: maio de 1996

    Mais uma distopia futurista envolvendo o universo dos super-heróis, agora na DC Comics. A saga se passa 20 anos no futuro, quando os heróis perderam o respeito pela humanidade e precisam confrontar justamente os heróis dos dias atuais, que estão aposentados.

    Trata-se de uma história que envolve bastante o relacionamento entre humanos e super-humanos, divididos entre dominadores e dominados. O mais interessante é que a ascensão dos heróis que matam recebe o apoio da própria sociedade, o que aponta um desvio plausível envolvendo quem acredita que os fins justificam os meios. Uma história de fundo filosófico com as belíssimas ilustrações de Alex Ross.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top