Minha conta
    Sabia que a Branca de Neve não foi a primeira princesa da Disney?

    "Como assim????!" Vem ver!

    Pense rápido: qual é a primeira princesa da Disney? Não, não é a Branca de Neve (como o título dessa notícia já revela).

    De fato, Branca de Neve foi a primeira personagem da Disney a ganhar um longa-metragem animado em 1937, se tornando um marco para o gênero. Entretanto, ela não foi a primeira princesa da Disney.

    Essa honra é de Perséfone, a personagem principal de A Deusa da Primavera, um dos 75 curtas animados da série Silly Symphonies. O desenho, lançado em 1934, foi uma espécie de teste para Branca de Neve, afinal, os animadores da Disney nunca haviam trazido à vida uma personagem humana, tendo se focado mais em animais excêntricos.

    Segundo Alyssa Carnahan, coordenadora de estúdio do Walt Disney Family Museum, Perséfone ajudou a preparar os animadores da Disney para o desafio de criar uma personagem feminina humana que se movesse, gesticulasse e se expressasse de um modo mais realista em Branca de Neve e os Sete Anões. "Apesar de Perséfone ser elástica demais para ser realista, os animadores aprenderam muito sobre o que funcionou e o que precisava ser modificado nos movimentos de Branca de Neve e de outras personagens humanas que eles produziriam para longas-metragens", explica. Os movimentos de Perséfone foram feitos pela esposa de um dos animadores, Ham Luske - que trabalhou ao lado de Les Clark. Assim como aconteceu em diversas animações da Disney, o curta usou modelos vivos para interpretar os personagens e inspirar os ilustradores.

    Completamente musical, The Goddess of Spring (no original) é inspirado no mito grego "Rapto de Perséfone" - no qual a deusa da terra e da agricultura, que é filha de Zeus (e, portanto, uma princesa), é sequestrada por seu tio, Hades, depois de ser impedido de se casar com ela. A partir de então, ela se torna a Rainha dos Mortos. Na animação, a história é similar: Perséfone vive na floresta, como deusa da primavera, entre diversos animais e criaturas, até que o deus do submundo aparece, oferece que ela seja rainha do seu reino e acaba raptando a moça e levando-a para o inferno (onde toca jazz).

    É possível perceber que os traços de A Rainha da Primavera fazem referência a outras animações dos estúdios Disney, especialmente Branca de Neve e os Sete Anões, como os anões, o hábito da princesa de ficar segurando a saia e rodopiar, gostar de animais; o cervo que lembra Bambi; as flores como as do jardim de Alice no País das Maravilhas. Perséfone também é curiosa, assume riscos e acredita na redenção - características que seriam espelhadas nas princesas da Disney criadas posteriormente.

    O curta musical nunca foi distribuído comercialmente, mas está disponível no YouTube. São menos de 10 minutinhos. Assista:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top