Minha conta
    Chega de James Bond beijoqueiro! Índia censura cenas de 007 Contra Spectre

    Espectadores não ficaram nada felizes e imaginaram como seria um 007 indiano e mais "puro".

    Pense rápido: quais são as marcas registradas dos filmes de 007?

    A resposta é simples. Ternos estilosos, licensa para matar e Bond Girls sensuais, que trocam beijos com James Bond. Foi assim nos 24 filmes da franquia e continuará sendo.

    Entretanto, a Índia resolveu censurar um desses aspectos de 007 Contra Spectre (e, pasmem... não são as mortes!). O longa chegou aos cinemas indianos na última sexta-feira, dia 20 - duas semanas depois do lançamento mundial - com 50% a menos de cenas de beijos.

    O Conselho de Censores indiano diminuiu a duração das tomadas românticas entre Daniel Craig e as atrizes Monica Belluci e Léa Seydoux, por considerar os encontros amorosos deles impróprios para os espectadores (o que é uma surpresa vindo de um país que criou o Kama Sutra). A Sony não teve escolha: era aceitar a redução das tomadas ou levar uma classificação A, que diminuiria significativamente o alcance do público e salas de exibição no país.

    De acordo com um membro do conselho, Ashoke Pandit, a decisão de cortar as cenas foi do controverso líder do Conselho de Censores, Pahlaj Nihalani: "Ele faz essas coisas. Outras tomadas foram cortadas além das cenas de beijo. Isso parece uma piada. Se você faz isso com um filme de James Bond, então é vergonhoso", disse ele ao BBC Hindi. Nihalani, por sua vez, se recusou a comentar a decisão.

    Além disso, segundo o Times of India, o filme também teve troca de palavras, consideradas "profanas". "Asshole" (imbecil/babaca, em português) foi substituído por uma mais branda: "idiot" (idiota). Já  "bastard" (desgraçado/ilegítimo) e "balls" (bolas) mudaram para "bighead" (cabeçudo) e "cats" (gatos).

    O ator Aamir Khan - que protagonizou uma das sequências de beijo mais longas de Bollywood em 1996, no filme Raja Hindustani - comentou que acha a censura muito agressiva: "se um filme é classificado para adultos, então você deve ser capaz de mostrar praticamente tudo, porque um adulto consegue decidir se ele ou ela quer assistir ao filme. Não há censura necessária depois da classificação. Esse é o nosso entendimento de classificação."

    Para se ter uma ideia, o filme Cinquenta Tons de Cinza nunca foi lançado na Índia, mesmo depois que o estúdio cortou todas as cenas de sexo. Spectre (original) não chega a ter cenas mais picantes - apesar dos beijos serem longos.

    E isso a internet não perdoou! Dois dos "trending topics" (tópicos populares) no Twitter, desde a determinação, na última quinta-feira, dia 19, tiveram a ver com 007: #CensorBoard (Conselho de Censores) e #SanskariJamesBond (o termo "Sanskari" quer dizer "virtuoso", em Hindi).

    Com a iminente censura de 007 Contra Spectre, os usuários das redes sociais se mostraram revoltados, zombando o puritanismo do Conselho. Um deles afirmou que "Bond não pode beijar mas sogras podem torturar, novelas podem criar enredos tortuosos, [...] são mostrados assassinatos por toda parte".

    Outros fizeram esforços para tornar James Bond "puro". Eles montaram imagens de Bond girls sem biquinis - e usando roupa típica da Índia; colocaram Daniel Craig vestido como um indiano tradicional, ao sair do mar; e um deles ironizou: "Sapoti [semente típica indiana] e leite. Batido, não mexido."

    Os vizinhos da Índia, porém, parecem ser menos recatados. Spectre foi lançado no Paquistão com as cenas de beijo sem cortes - apesar de uma cena no quarto ter sido removida. Já no Sri Lanka, o filme estreou sem corte algum. O longa chegou aos cinemas indianos no último dia 20, arrecadando cerca de Rs. 30,9 crores (cerca de 4,8 milhões de dólares) no primeiro fim de semana. O valor configura a maior bilheteria de estreia de filmes de 007 no país.

    Vale lembrar que 007 Contra Spectre também está em cartaz nos cinemas brasileiros.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top