Minha conta
    Google faz bela homenagem à atriz e inventora Hedy Lamarr

    Artista completaria 101 anos hoje.

    Você sabe quem é Hedy Lamarr? Ela já foi descrita como "a mulher mais bonita do mundo", e a beleza e a presença de cena da atriz fizeram dela uma das mais populares de sua época. Porém, mais do que isso, ela foi uma inventora.

    Lamarr, que completaria 101 anos hoje, foi homenageada pelo Google, na forma de um doodle da página inicial da ferramenta de busca. Antes de assistir ao tributo em vídeo, que tal conhecer um pouquinho sobre quem foi ela? 

    A atriz nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena, na Áustria, com o nome Hedwig Eva Maria Kiesler. Ela posteriormente mudaria seu nome artístico para Hedy Lamarr. Seu primeiro papel foi em um filme alemão Geld auf der Straße, aos 17 anos. Porém, a jovem artista chamou a atenção dos produtores de Hollywood com o longa tcheco Êxtase, de 1933, no qual protagonizou o primeiro orgasmo feminino dos cinemas. Já nos Estados Unidos, ela estrelou Argélia, de 1938, e não parou mais. Um de seus trabalhos mais famosos foi Sansão e Dalila, de 1949.

    Entretanto, não foi só por seu desempenho nas telonas que Lamarr ficou conhecida. Ela foi pioneira na área de tecnologia de comunicação, desenvolvendo o sistema que serviu de base para a telefonia móvel atual.

    Entediada com a indústria cinematográfica e se sentindo estereotipada, Lamarr estava mais interessada em ajudar o esforço de guerra Aliado na Segunda Guerra Mundial do que nos papéis que estavam lhe oferecendo. Com a ajuda de seu amigo compositor, George Antheil, e usando o princípio de como os pianos funcionam, ela encontrou um meio de evitar que submarinos alemães bloqueassem os sinais de rádio dos Aliados. O "salto de frequência" patenteado por Lamarr foi a base para a criação de tecnologias amplamente utilizadas nos dias de hoje, como Bluetooth, GPS e Wi-Fi.

    A atriz faleceu em 19 de janeiro de 2000, aos 85 anos, de falência cardíaca.

    Como mostra o doodle feito por Jennifer Hom, Hedy atuava de dia, sendo uma estrela de Hollywood, e trabalhava suas ideias à noite, sob a luz de uma lanterna. O tributo é um filme animado contando a história da atriz em pouco mais de um minuto, com a estética dos anos 1940 através de ilustrações de moda e pôsteres de filmes. A envolvente música-tema é de autoria de Adam Ever-Hadani. Assista:

    Agora, conte para a gente: o que achou da homenagem?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top