Minha conta
    Suffragette: Mulheres protestam por direitos na pré-estreia de filme sobre o início do movimento feminista

    Diversas ativistas invadiram o tapete vermelho da première de gala do longa-metragem estrelado por Carey Mulligan, Meryl Streep e Helena Bonham Carter.

    Um grupo feminista invadiu o tapete vermelho da pré-estreia de gala do filme Suffragette em Londres, Inglaterra, na última quarta-feira (08). A ação foi realizada para protestar contra os cortes no orçamento britânico, aprovado pelo parlamento do país para reduzir os gastos públicos, que diminuem as verbas direcionadas para políticas públicas de combate a violência doméstica.

    As manifestantes escolheram o filme de Sarah Gavron para levantar suas bandeiras pois a obra baseada em fatos reais — estrelada por Carey MulliganMeryl Streep e Helena Bonham Carter — retrata os primeiros passos do movimento feminista na Inglaterra e a luta das mulheres pelo direito ao voto no final do século 19 e início do século 20.

    "Mulheres mortas não podem votar", diziam os cartazes exibidos pelas militantes. Aproximadamente 15 mulheres pularam as grades que cercavam o tapete vermelho e deitaram no chão, enquanto gritavam palavras de ordem como "é nosso direito lutar por nossa liberdade", de acordo com o site The Independent. O ato foi realizado pelo grupo feminista Sisters Uncut.

    Bonham Carter, que estava presente na première, afirmou que a ação das manifestantes foi "perfeita". "Se você sente com convicção que há uma injustiça, então você pode soltar sua voz e tentar mudar as coisas", disse a atriz em entrevista para a Sky News. Mulligan concordou com a colega e disse que o protesto foi "incrível". A atriz lamentou não ter chegado a tempo para ver o ato.

    A página do Sister Uncut aproveitou a visibilidade do ato para explicar suas motivações em sua página do Facebook: "Para as pessoas que estão no poder, nossa mensagem é essa: seus cortes são sexistas, seus cortes são perigosos e vocês acham que vão se safar dessa porque vocês atingiram pessoas que vocês percebiam como indefersas. Nós somos essas pessoas, nós somos mulheres e nós não seremos silenciadas".

    Streep não estava presente na pré-estreia, mas ela certamente teria aprovado a ação do grupo Sister Uncut, visto que a atriz é uma das mais notáveis defensoras dos direitos das mulheres em Hollywood e da igualdade entre os gêneros.

    Suffragette estreia no Brasil dia  24 de dezembro de 2015.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top