Minha conta
    CineOP 2015: Documentários sobre artistas movimentam a mostra

    Filmes sobre cantora Elza Soares e artista plástico José Leonilson foram os destaques deste sábado.

    Leo Lara/Universo Produção

    Após uma programação voltada essencialmente para filmes clássicos restaurados na sexta-feira, a Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOP voltou sua atenção para documentários contemporâneos no sábado. Foram exibidos dois filmes focados em artistas. Além disso, destaca-se o fato das produções fugirem da fórmula de docs recentes. Não são um apanhado de depoimentos de famosos.

    Primeiro, em um cinema instalado na Praça Tiradentes, foi exibido My Name is Now, Elza Soares. O longa gira em torna da cantora Elza Soares, ícone da música brasileira. Trata-se de uma obra pouco convencional, contando a história da artista através de fotos de arquivo e depoimentos dela, sempre interligados por uma canção. A força da obra de Elza está na voz, fazendo todo sentido que o doc sobre ela fosse basicamente musical e experimental. Tem alguns probleminhas, mas a presença de Elza compensa a maioria deles.

    Para fechar a noite, no Cine Vila Rica, foi a vez do público conferir o premiado A Paixão de JL, de Carlos Nader. O filme é primoroso e retrata a história e as angústias do artista plástico José Leonilson. Nader teve acesso à fitas cassetes gravadas por Leonilson no início dos anos 90. Ele fez uma espécie de diário no intuito de escrever um livro, o que nunca aconteceu. O documentário mostra fotos de suas obras na medida em que apresenta o artista através do áudio das fitas. O conteúdo é pesado, mas muito interessante, mostrando os dramas de JL até sua morte, aos 36 anos, vítima do HIV.

    O AdoroCinema viajou a convite da organização da mostra.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top