Minha conta
    Ian McKellen diz que passou a atuar melhor depois que assumiu sua homossexualidade

    "Todo mundo é melhor se está sendo honesto.", afirmou o ator.

    Você provavelmente conhece o incrível Ian McKellen por seu trabalho como Gandalf em O Senhor dos Anéis e O Hobbit e como o Magneto de X-Men, mas você sabia que ele é um dos ativistas dos direitos LGBT? O ator, que se assumiu homossexual em 1988, afirmou que se arrepende de não ter "saído do armário" antes.

    Em entrevista ao Huffington Post, McKellen disse: "Eu me arrependo e sempre vou me arrepender de não ter visto a importância de sair do armário antes porque eu acho que teria sido uma pessoa diferente e mais feliz. Autoconfiança é a coisa mais importante que qualquer um pode ter. Você não tem isso se parte de você está envergonhada ou escondendo algo. Eu posso assegurar as pessoas que acham que não conseguiriam se assumir de que o mundo vai gostar mais de vocês porque as pessoas gostam de honestidade e autenticidade".

    Quando perguntado se havia se preocupado com o que as pessoas iriam pensar, o ator afirmou era uma época diferente, na qual ninguém comentava sobre ser homossexual porque ter relações com outro homem era proibido por lei e falar era se criminalizar. Além do mais, ainda não existia a palavra "gay", e os atores que eram gays ou bissexuais não falavam sobre isso, então McKellen tomou-os como exemplo. Quando ele finalmente se revelou para sua madrasta, irmão, tia e sobrinho, "ninguém deu a mínima", afirma.

    O ator contou ainda que, ao sair do armário, imediatamente se tornou não só uma pessoa mais feliz mas um ator melhor. "Acho que até aquele momento, eu estava usando a atuação como um disfarce - um lugar onde eu pudesse expressar minhas emoções e chamar a atenção para mim de uma forma que eu particularmente não queria fazer na vida real." 

    Segundo o ator, atuar passou a ser sobre contar a verdade, ao invés de se disfarçar. "Minhas emoções se tornaram muito mais livres. Eu era capaz de atuar melhor como eu acho que você é capaz de fazer qualquer trabalho. Todo mundo é melhor se está sendo honesto."

    "É verdade que a minha carreira cinematográfica decolou depois que eu saí do armário. Um dos primeiros papéis que me chamou a atenção nos cinemas foi Deuses e Monstros, que é sobre um homem gay", afirmou o ator, "E não incomodou os produtores e o diretor [Peter Jackson] de O Senhor dos Anéis que Gandalf fosse um homem gay assumido. Houve algumas observações tolas sobre 'Gandalf, o Gay', mas (ser gay) não foi um impedimento nem antes nem depois que saí do armário."

    No ano passado, Ian McKellen já havia afirmado que, como co-fundador e líder da instituição Stonewall - que luta pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, e transgêneros -, a luta pela homossexualidade era um de seus legados mais duradouros, juntamente com seu papel de Gandalf, brincando: "Muitas vezes eu pensei que a minha lápide diria 'Aqui jaz Gandalf. Ele saiu do armário'. Essas são duas das realizações das quais mais me orgulho".

    Em breve, o ator vai interpretar Sherlock Holmes no final da vida em Mr. Holmes e vai emprestar a voz ao relógio Cogsworth em A Bela e a Fera.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top