Minha conta
    Caçadores de Obras Primas incentiva devolução de quadros desaparecidos durante a Segunda Guerra Mundial

    Será que George Clooney e Matt Damon imaginavam que isso iria acontecer por causa do seu filme?

    Quem assistiu a Caçadores de Obras-Primas deve lembrar que no filme George Clooney monta uma equipe (de grandes astros, por sinal, como Matt Damon) para resgatar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Já parou para pensar que até hoje muitos desses itens históricos e culturais continuam perdidos?

    A história de The Monuments Men (título original do longa), baseada em um fato real, está incentivando pessoas a devolverem quadros adquiridos durante a guerra para os donos de direito. A devolução de seis obras foi possível graças à Monuments Men Foundation, que até hoje rastreia e devolve objetos perdidos durante a Segunda Guerra Mundial, e ao Departamento de Estado americano.

    Uma família retornou três quadros que um major americano, ascendente deles, ganhou em um jogo de poker. Originalmente, as pinturas pertenciam a uma galeria de arte em Dessau, na Alemanha.

    Reuters

    Outras duas obras recuperadas vieram de um castelo perto de Frankfurt que foi transformado em um clube para oficiais após ser confiscado pelo exército americano em 1945. Depois, elas foram compradas por uma bibliotecária americana que serviu o exército e agora estão sendo devolvidas para a família do dono original.

    Um sexto quadro foi devolvido recentemente, na última terça-feira, para a filha de seu dono original, August Liebmann Mayer, que era um históriador judeu alemão. A pintura, juntamente com outras obras, havia sido confiscada durante uma invasão nazista à casa de Mayer, devolvida à França após o fim da guerra e exposto no Museu do Louvre, em Paris.

    Segundo o superintendente do Departamento de Estado americano, Benjamin Lawsky, "enquanto os terríveis danos causados pela perseguição nazista nunca poderão ser reparados, nós esperamos que a recuperação desse quadro signifique pelo menos uma pequena medida de justiça".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top