Minha conta
    Penélope Cruz, Javier Bardem e Pedro Almodóvar condenam os ataques israelenses em Gaza

    Em uma carta aberta, personalidades espanholas descreveram a ação israelense como genocídio.

    Fame Pictures

    Nem sempre os astros de cinema assumem publicamente as suas posições políticas, mas uma dezena de atores e diretores espanhóis decidiram usar a sua notoriedade para condenar os ataques de Israel à Gaza, chamando as ações de "genocídio". Javier Bardem, Penélope Cruz, Pedro Almodóvar, Eduardo Noriega, Benito Zambrano e outros afirmam:

    "Gaza está vivendo um horror atualmente, cercada e atacada pela terra, pelo mar e pelos ares. Os lares palestinos estão sendo atacados, e [os habitantes] são privados de água, eletricidade e liberdade de ir a hospitais, escolas e campos, enquanto a comunidade internacional não faz nada". O grupo solicita à União Europeia que "condene os bombardeios pela terra, mar e pelos céus, contra o povo palestino civil da faixa de Gaza", e solicitam que Israel "suspenda o bloqueio, que causa sofrimento na faixa de Gaza há mais de uma década"

    A ação é corajosa, considerando que muitos destes artistas trabalham nos Estados Unidos, país que tem apoiado Israel e fornecido armas para o exército israelense. No voto organizado pelas Nações Unidas dia 24 de julho, os americanos também se opuseram a uma investigação de Israel por crimes de guerra, enquanto diversos países europeus se abstiveram da votação. O Brasil votou a favor do inquérito. 

    O que acha desta atitude? Concorda com Bardem, Cruz e Almodóvar?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top