Minha conta
    Cannes 2014: Mommy, de Xavier Dolan, entra na disputa pelos prêmios principais

    Exibido ontem à noite para a imprensa internacional, o filme foi bastante aplaudido ao término da sessão.

    Restando apenas dois dias para o término do Festival de Cannes, a mostra competitiva ainda guarda surpresas. Uma delas foi exibida ontem à noite: Mommy, novo filme dirigido pelo garoto prodígio Xavier Dolan, calorosamente aplaudido ao término da sessão.

    O longa-metragem acompanha o comovente e complicado relacionamento entre uma mãe meio amalucada e seu filho adolescente hiperativo, que não consegue se controlar. Dependentes um do outro e ao mesmo tempo em busca de uma certa liberdade, eles batem de frente a todo instante - às vezes com consequências imprevisíveis. Quem acaba servindo como fiel da balança no convívio entre os dois é uma vizinha, que passa a ajudar o garoto em seus deveres de colégio.

    Com um elenco afiadíssimo, especialmente Anne Dorval e Antoine-Olivier Pilon, intérpretes de mãe e filho, Mommy surpreende principalmente pelo belíssimo trabalho conceitual de Xavier Dolan na direção - ele assina também o roteiro, a produção, a edição e, ufa!, o figurino. Brincando com os vários formatos de tela, Dolan demonstra ter pleno controle da história e do modo que deseja contá-la, inserindo poesia em uma realidade por vezes tão dura.

    Ainda pouco conhecido do grande público, Dolan já é frequentador de Cannes há tempos. Afinal de contas, quatro de seus cinco longas já lançados foram exibidos no festival - os anteriores foram Eu Matei Minha MãeAmores Imaginários e Laurence Anyways. Entretanto, com Mommy é a primeira vez que ele compete pela cobiçada Palma de Ouro - e tem muita gente que já o coloca como um dos principais candidatos ao prêmio máximo de Cannes.

    FDC / C. Duchene

    Na coletiva de imprensa realizada hoje, o diretor falou sobre a proeza de ter dirigido e desempenhado tantas funções em cinco filmes lançados em cinco anos. "Não é trabalho para mim, é minha paixão, meu modo de me expressar. É como se fosse uma grande droga, eu preciso criar. Sou novo, mas não sei quanto tempo terei pela frente."

    Aos 25 anos, Dolan falou também sobre o quanto a idade influencia em seu trabalho. "Não existe uma idade apropriada para saber como contar uma história. Não tenho medo de ser ambicioso, das pessoas não gostarem de meus filmes." O diretor revelou ainda que está escrevendo o roteiro de seu primeiro filme em língua inglesa, que se chamará The Death and Life of Jonathan Donovan. A expectativa é que as filmagens comecem ainda neste ano.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top